PROCISSÃO MARÍTIMA DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES RETORNA, APÓS INTERVALO DE DOIS ANOS

  • A procissão marítima não acontecia desde o ano de 2020, em razão da pandemia do coronavírus. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A Diocese do Rio Grande realiza, na tarde desta quinta-feira (2), a tradicional procissão marítima em homenagem à Nossa Senhora dos Navegantes. Depois de dois anos sem acontecer em razão da pandemia, a imagem da santa volta a percorrer o trecho da Lagoa dos Patos entre Rio Grande e São José do Norte unindo as duas cidades.

A previsão é de que a procissão tenha início às 15h, com a saída da imagem da Igreja Matriz São José até o píer de atracação da Prainha. A programação do dia teve início às 07h30, com a chamada Missa da Luz, e às 10h30 aconteceu a Missa Festiva. Durante a procissão marítima acontecerá a Missa de Louvor, às 16h, e às 18h30 ocorre a procissão motorizada.

Em Rio Grande, em anos anteriores, muitas pessoas costumavam se reunir no Rincão da Cebola para aguardar a passagem da santa e dos barcos participantes. A expectativa é de que essa tradição se repita, mesmo após dois anos de interrupção. A Capitania dos Portos irá acompanhar a movimentação das embarcações para garantir a segurança do evento.

A travessia de lanchas entre Rio Grande e São José do Norte não será realizada, por determinação da Autoridade Marítima, no período entre às 15h e 18h. De acordo com a empresa Transnorte, responsável pela realização do serviço, não serão realizadas as viagens previstas para as 16h e 17h previstas para sair das hidroviárias de ambos os municípios.