HU-FURG LANÇA CONSULTA PÚBLICA PARA CONSOLIDAÇÃO DO PLANO DE DADOS ABERTOS

  • A consulta pública é uma orientação da Controladoria Geral da União (CGU), para conhecer a demanda dos dados e, assim, priorizar a abertura dos dados que forem mais relevantes aos cidadãos. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), aderiu à Política Nacional de Dados Abertos do Governo Federal, que tem como um de seus objetivos a ampliação da transparência nas instituições públicas. Com isso, o Hospital está realizando a Consulta Pública, até 17 de fevereiro, sobre o inventário de suas bases, objetivando identificar o grau de relevância das bases de dados do HU-Furg/Ebserh para a sociedade.

A consulta pública é uma orientação da Controladoria Geral da União (CGU), para conhecer a demanda dos dados e, assim, priorizar a abertura dos dados que forem mais relevantes aos cidadãos. No questionário, os profissionais do Hospital, acadêmicos, docentes e a comunidade em geral podem opinar sobre os dados que devem ou não serem disponibilizados no Plano de Dados Abertos (PDA) 2023-2024. Após a consulta pública, os dados serão analisados e contribuirão para a consolidação do PDA, bem como indicarão quais as bases de dados serão publicadas no site http://hu-furg.ebserh.gov.br/ e em outros sites do Governo Federal.

O PDA é o instrumento que operacionaliza a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, regulamentado pelo Decreto nº 8.777/2016 e Resolução nº 03 do Comitê Gestor da Infraestrutura Nacional de Dados Abertos (CGINDA), pois planeja as ações que visam a abertura e sustentação de dados abertos. Dados abertos são informações das instituições públicas que podem ser livremente acessadas, utilizadas e compartilhadas. Visa ampliar a transparência, a melhoria da gestão pública, o estímulo à pesquisa, a inovação na prestação de serviços e a geração de novos negócios (Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016, Art. 2º, inciso V).

Acesse o formulário on-line clicando aqui.

Assessoria de comunicação HU-Furg