CASAL DE RIO GRANDE INICIA VIAGEM DE KOMBI QUE IRÁ DO CHUÍ AO OIAPOQUE

  • A vontade de percorrer o Brasil sempre esteve presente nos planos do casal e ficou ainda mais evidente a partir das viagens realizadas para as participações em eventos nos municípios da região. Fotos: DIvulgação/Acompanha no Mapa

Os fotojornalistas Marcus e Lúcia Maciel darão início nesta terça-feira (31) à segunda etapa de um projeto iniciado a bordo de uma Kombi, ano 1998, ainda no ano passado. A Kombine, projetada e utilizada inicialmente como cabine fotográfica em eventos pela região, despertou neles um desejo antigo de viajar pelo país, conhecer novos lugares e as realidades de uma nação de proporções continentais, como o Brasil.

IMG-20230130-WA0113A fase de adaptação aconteceu durante viagens realizadas no litoral e na serra de Santa Catarina, ocasião em que foi possível verificar as mudanças necessárias no veículo para que pudessem fazer da Kombi uma verdadeira casa sobre rodas. Com a cabine fotográfica cada vez mais no passado, o projeto passou a se chamar Acompanha no Mapa e as aventuras do casal serão compartilhadas nas redes sociais.

“Nesse primeiro ano, a gente começou a perceber as necessidades da Kombi e o que era mais útil. Planejamos e instalamos os móveis, além de colocar um sistema com placas solares. Nós temos um sistema elétrico para a Kombi e outro para a casa, então armazenamos durante o dia para ter energia durante a noite. Hoje estamos completamente independentes e não precisamos de fontes externas de energia”, explicou Marcus.

A vontade de percorrer o Brasil sempre esteve presente nos planos do casal e ficou ainda mais evidente a partir das viagens realizadas para as participações em eventos nos municípios da região. “Pretendemos visitar todos os estados e em um primeiro momento vamos viajar pelo litoral pela questão do movimento. Aqui mais para o sul nós temos inverno, mas do Rio de Janeiro para cima é praticamente verão o ano todo”, avaliou Maciel.

IMG-20230130-WA0132O casal também não deixará de lado a fotografia, tanto que os equipamentos fotográficos e acessórios serão transportados na Kombi, chamada carinhosamente de Vereda, e poderão ser utilizados na prestação de serviços que contribuirão para a captação de recursos para a sequência do projeto. Marcus e Lúcia também estão comercializando souvenirs com a marca do projeto para complementar a renda durante as viagens.

“Esses souvenirs nós estamos fazendo venda direta, ou seja, paramos no local e vamos oferecendo para as pessoas. Futuramente nós pretendemos criar uma lojinha online, onde disponibilizaremos os produtos e quem quiser poderá fazer a compra online, mas isso não é para agora. Eu costumo parar a Kombi, conto a nossa história para as pessoas e vou oferecendo os produtos e a maioria acaba contribuindo com a gente”, contou.

A segunda etapa do projeto marca também a primeira temporada de vídeos que mostram os bastidores das viagens realizadas em 2022 nas redes sociais. “A gente produziu vídeos mostrando alguma coisa do nosso dia a dia, mas principalmente dos lugares que a gente estava passando. No nosso canal no YouTube nós vamos criar uma série contando sobre como foi o nosso primeiro ano na estrada”, adiantou Marcus.

IMG-20230130-WA0110Casada com Maciel há mais de 20 anos, Lúcia contou que logo no início sentiu bastante a mudança de rotina. Muito apegada à família e principalmente às irmãs e aos netos, ela revelou que a convivência na estrada e as experiências adquiridas nesse período a conquistaram de modo a também criar uma paixão pelo novo estilo de vida.

“Está sendo bem legal a experiência, uma coisa diferente e que instiga a gente a querer sempre mais. Todo mundo tem esse sonho e a vontade de viajar, mas muitos não fazem por medo, principalmente sobre como vai se manter se não tem uma renda, e isso muitas pessoas que se aproximam da gente fazem essa pergunta”, lembrou Lúcia.

Kombi homenageia as mães de Marcus e Lúcia

Já é um hábito de quem viaja de Kombi atribuir um nome ao veículo e ela foi batizada de Vereda. A iniciativa teve como objetivo homenagear as mães de ambos que já são falecidas e consistem na junção dos nomes Vera, a mãe de Marcus, e Ieda, a mãe de Lúcia, fazendo com que elas estejam presentes de uma forma ou de outra nessa aventura.

“Nós não íamos colocar um nome, pois não achávamos bacana. No entanto, eu comecei a pensar e juntei o nome da minha mãe com o da mãe da Lúcia e resolvemos fazer uma homenagem para as nossas mães. Assim nós acreditamos que com esse nome, Vereda, elas estarão sempre presentes com a gente”, concluiu Marcus.

A aventura poderá ser acompanhada no Instagram e também no canal do YouTube do Acompanha no Mapa.