PREFEITURA DE PELOTAS PREPARA O LARANJAL PARA O VERANEIO

  • Apesar de o Laranjal receber atenção do Poder Público durante todo ano, as ações são intensificadas no verão devido ao aumento da população nos balneários. Fotos: Michel Corvello/PMPel

Equipes da Prefeitura de Pelotas realizam uma força-tarefa para qualificar a infraestrutura dos balneários do Laranjal – Valverde, Santo Antônio e dos Prazeres – para a temporada de veraneio. Além de uma série de investimentos feitos ao longo do ano, a Secretaria de Ações da Cidade (SAC), integrada pelas pastas que atuam em demandas com transversalidade no Município, prepara um conjunto de serviços pontuais.

Melhorias na distribuição de água, aumento da coleta de lixo orgânico, conclusão da pavimentação da Rua São Borja, reforço nos horários do transporte coletivo e serviços de requalificação da infraestrutura – limpeza de valetas, capina, recuperação da sinalização de trânsito e outros – estão entre as atividades preparadas.

O coordenador da SAC, secretário de Transporte e Trânsito, Flávio Al-Alam, reforçou que, apesar de o Laranjal receber atenção do Poder Público durante todo ano as ações são intensificadas no verão devido ao aumento da população nos balneários. “Há um esforço de todas as secretarias, cada uma dentro das suas especificações, para melhorar os balneários para receber os veranistas e turistas eventuais”, disse.

Investimentos garantem melhor estrutura aos balneários

IMG-20221206-WA0054O R11, que deve entrar em funcionamento em 2023, é o novo reservatório do Balneário dos Prazeres e um dos principais investimentos do Sanep para solucionar o problema de abastecimento de água. A estrutura multiplicará por seis a capacidade atual de armazenamento de água, naquela região, passando de 40 para 250 mil litros e funcionará permanentemente, distribuindo água para o Balneário dos Prazeres e Colônia Z3. O investimento total é de R$ 1,5 milhão, com recursos próprios do Sanep.

Para suprir o aumento da demanda em todo o Laranjal no verão, será instalado um novo contêiner na Estação de Tratamento de Água (ETA) Móvel, que aumentará a capacidade de tratamento de água bruta em 50 litros por segundo, assegurando mais estabilidade no abastecimento do bairro.

A expectativa de ter resolvidos os problemas, anima a população da localidade, como Manoel Soares, 51anos, morador do Balneário dos Prazeres há 20 anos. “O Barro Duro evoluiu muito. Agora, nós temos uma média de mais de dez mil moradores e, com a nova caixa d’água, a nossa esperança é que nossa vida melhore bastante”, afirmou.

Ainda no Balneário dos Prazeres, será realizada a troca de todo o sistema de iluminação. A mudança das lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED começa na próxima semana.

No Balneário Santo Antônio, a conclusão da pavimentação da Rua São Borja é um dos principais investimentos para garantir mais conforto aos moradores anuais e aos visitantes. A obra, em fase de conclusão, inclui, além do calçamento com blocos de concreto em 190 metros, a drenagem, meios-fios, calçadas com acessibilidade e sinalização vertical e horizontal. Desde o dia 26 de novembro, os ônibus voltaram a passar pelo trecho.

Para Rosaura Steuer, 60 anos, que há 11 anos reside na Rua São Borja, a obra vai garantir melhoria na circulação dos moradores e do trânsito no local. “Com certeza, vai melhorar, porque, antes, enchia de água da chuva e era complicado para o ônibus para chegar. Agora, vai melhorar bastante”, disse.

Também no Santo Antônio, está em andamento a operação tapa-buracos na Avenida Rio Grande do Sul, no trecho entre as avenidas Adolfo Fetter e Arthur Augusto Assumpção.

Assessoria de comunicação PMPel