ECOSUL FAZ SIMULADO DE ACIDENTE COM MÚLTIPLAS VÍTIMAS NA BR-116

  • Participaram da atividade cerca de 60 pessoas. Foto: Johny Calegaro/Ecosul

A Ecosul realizou nesta terça-feira (29) um simulado de acidente com múltiplas vítimas e produtos perigosos, no km 523, da BR-116, em Pelotas. Segundo a coordenadora de sistema rodoviário da concessionária, Liliane Ferrari, o objetivo da atividade foi o de treinar a agilidade das equipes e testar a estrutura disponível para o atendimento de acidentes deste porte.

“Fazemos uma simulação testando tempos de resposta e capacidade do atendimento, com um cenário o mais próximo da realidade possível, inclusive as vítimas são maquiadas de acordo com o nível de gravidade, para se testar todo fluxo de atendimento”, destacou. A ação contou com a participação do SAMU, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Geo Ambiental. Para maior veracidade do exercício voluntários da Escola Estilo e um integrante da imprensa participaram no papel das 17 “vítimas” do acidente.

A cinemática do acidente simulou a colisão entre um caminhão tanque carregado de óleo diesel, um caminhão container, um veículo de passeio e uma van. Para o atendimento do acidente foram utilizadas três ambulâncias do Serviço Médico e Resgate (SMR), uma viatura média, um guincho leve, um guincho pesado, três viaturas de inspeção de tráfego e SAMU.

Participaram da atividade cerca de 60 pessoas. A concessionária contou com o envolvimento de equipes de inspeção de tráfego, operadores do Centro de Controle Operacional (CCO) e controladores de tráfego. Durante a operação as vias foram devidamente sinalizadas e os usuários orientados a fazer os desvios, necessários para o atendimento.

Assessoria de comunicação Ecosul