ESCOLINHA DE TRÂNSITO DO CRBM REALIZA ATIVIDADES NO BALNEÁRIO CASSINO

  • As regras e os significados da sinalização são apresentados aos pequenos condutores que percorrem o trecho de bicicleta e ao final recebem uma carteira de habilitação mirim. Fotos: Divulgação/CRBM e Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Um circuito onde de forma lúdica e educativa são ensinadas às crianças e aos adolescentes as regras para uma convivência harmônica no trânsito. É com essa proposta que a Escolinha de Trânsito do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) chega ao litoral sul para compor as ações da Operação Golfinho.

IMG-20221228-WA0161Em Rio Grande, a estrutura composta por placas de trânsito, semáforos, radar e faixa de segurança estará montada ao lado do Barracão, a partir de amanhã (29) até o próximo domingo (1), sempre a partir das 16h. As regras e os significados da sinalização são apresentados aos pequenos condutores que percorrem o trecho de bicicleta e ao final recebem uma carteira de habilitação mirim.

A característica itinerante da Escolinha se justifica pela necessidade de atender aos demais municípios da Costa Doce, onde também há movimentação de veranistas nesse período, mas ela deverá voltar a Rio Grande antes do final da temporada. Por conta disso, o material é colocado na carroceria de um caminhão e transportado por todo o estado.

O projeto foi uma iniciativa do então sargento Delmar Azevedo, que atuava no 2º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM), em Rio Grande, e coordenava seu funcionamento até ser incluído na reserva remunerada. Atualmente, as atividades são conduzidas pelo soldado Fogliarini que tem como base a cidade de Cachoeira do Sul, onde está a sede do 2º BRBM.

Parceria garantiu novo caminhão para o transporte dos equipamentos

IMG-20221228-WA0159Desde o ano 2000, quando foi idealizada, os materiais utilizados eram transportados em viaturas usadas pela Brigada Militar (BM) e que por conta disso não apresentavam as condições necessárias. Uma parceria com a Rota de Santa Maria, concessionária responsável pela administração da RSC 287, garantiu a compra de um caminhão novo para o projeto.

O veículo baú foi adquirido com recursos da Verba de Segurança Viária do contrato nº 20/2021, assim como novas bicicletas, cones, placas de trânsito, entre outros equipamentos. O caminhão foi totalmente adesivado com o layout do projeto e equipado com dispositivos sonoros e luminosos que facilitam sua identificação no trânsito.

A cobertura de verão do site Papareia News tem o oferecimento de COT Formaturas, a magia começa aqui!