HU-FURG REALIZA I SEMINÁRIO DE CUIDADOS PALIATIVOS

  • O seminário aconteceu na tarde do dia 14 de outubro. Foto: Alan Bastos/HU-Furg

Com o objetivo de promover a melhora de vida dos pacientes e de seus familiares, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) realizou o seu I Seminário de Cuidados Paliativos. O evento, que ocorreu na tarde do dia 14 de outubro, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, é uma promoção da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos (CPCP) do Hospital. A atividade, em alusão ao Dia Mundial de Cuidados Paliativos, comemorado em oito de outubro, reuniu mais 150 profissionais e estudantes da área da Saúde.

O Seminário foi aberto pela superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão, e pela presidente da CPCP, Ana Cristina Machado. Em suas falas, ambas ressaltaram a importância dos cuidados paliativos, que tem como finalidade o alívio do sofrimento, a compaixão pelo paciente e seus familiares, agregando qualidade à vida e ao processo de morte. Além disso, visa promover o conforto e o controle de sintomas e da dor, buscando autonomia por meio da manutenção de uma vida ativa enquanto ela durar.

A programação contou com as palestras: “Constituição de Redes de Cuidados Paliativos e Possibilidades a partir das Vocações Locais”, ministrada pela coordenadora do Projeto CuidATIVA da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (FaMed – UFPel), Julieta Carriconde Fripp, e “Cuidados Paliativos: Conceitos, Vivências e Aplicações Práticas na Região Sul do RS”, que teve como palestrante a médica paliativista da equipe de Consultoria em Cuidados Paliativos do Hospital Escola da UFPel (HE-UFPel), Camila Ractz Batista Martins.

Encerrando a programação foi promovida uma mesa redonda com os membros da CPCP, que responderam questionamentos das equipes assistências do HU-Furg, coletados por meio de enquete promovida no início deste mês. Entre os integrantes da Comissão estavam: a chefe da Unidade Multiprofissional do HU-Furg, Graziana Nunes; a chefe da Unidade de Terapia Intensiva do HU-Furg, Lisa Carvalho; o médico da Clínica Médica do HU-Furg e Oncologista, Rodrigo Terlan; a fisioterapeuta da Unidade de Terapia Intensiva do HU-Furg, Larissa Pinheiro, e o psicólogo do HU-Furg, Tarcis Sartor.

A Comissão

O Seminário também comemorou o aniversário de um ano da Comissão Permanente de Cuidados Paliativos do HU-Furg, que tem natureza assistencial, acadêmica e científica, mediante atuação interdisciplinar e multissetorial, vinculada à Gerência de Atenção à Saúde (GAS) do HU-Furg. A CPCP integra a abordagem interdisciplinar, lidando com questões físicas, psicológicas, sociais, familiares e espirituais, abordando de forma direta os medos, expectativas, necessidades e esperanças do paciente gravemente enfermo ou em fase terminal. Em sua composição conta com uma equipe multiprofissional integrada por enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, nutricionistas, profissional de Educação Física, e técnicos em Enfermagem e Farmácia.

Assessoria de comunicação HU-Furg