IV SEMANA CULTURAL DA CATEDRAL DE PELOTAS COMEÇA COM DIVERSAS ATRAÇÕES

  • A igreja estará aberta com uma exposição que rememora o trabalho de restauro ao prédio, além de um espaço chamado “Mural da Memória”, onde os visitantes são convidados a trazerem fotos, lembranças ou expressar através de palavras a sua conexão com a Catedral. Fotos: Divulgação/Q27 FIlmes e Nauro Júnior/Satolep Press

A quarta edição da Semana da Catedral acontece de 18 a 25 de novembro e tem como mote Catedral de Pelotas: os passos de um restauro. A programação começou na tarde desta sexta-feira (18) com exposições e atividades de interatividade com a comunidade, a partir das 14h. Segundo o pároco da igreja, Padre Luiz Boari, a igreja estará aberta com uma exposição que rememora o trabalho de restauro ao prédio, além de um espaço chamado “Mural da Memória”, onde os visitantes são convidados a trazerem fotos, lembranças ou expressar através de palavras a sua conexão com a Catedral.

“Preservar o patrimônio que torna vivo o futuro é responsabilidade de todos e a relação com a comunidade é essencial para que a memória desse valioso bem esteja sempre viva”, destacou. Há mais de duas décadas a Comissão de Restauro da Catedral São Francisco de Paula trabalha pela preservação deste importante patrimônio religioso, artístico e cultural. Ele conta que a Semana Cultural da Catedral nasceu com o intuito de compartilhas as ações desenvolvidas no templo e ao mesmo tempo fortalecer os laços com a comunidade.

Segundo a arquiteta Simone Neutzling, da Perene Patrimônio Cultural, durante a programação deste ano serão compartilhados os bastidores dos projetos de restauro. Através de palestras serão promovidas rodas de conversa sobre temas como comunicação, tecnologia, execução, captação e educação patrimonial. “Esse olhar sobre cada uma das faces da obra cobertura da Nave Central permitirá que as pessoas compreendam a amplitude de um projeto desse porte e a qualificação das equipes envolvidas”, observou.

Programação

IMG-20221118-WA0041Durante toda a semana a Catedral estará iluminada para ressaltar mais ainda a beleza do prédio que simboliza o marco zero do município. Uma exposição com a linha do tempo dos principais acontecimentos na trajetória da igreja estará disponível para os visitantes, em horários especiais. Também estarão expostas as artes criadas pelos estudantes do Colégio Gonzaga e Instituto São Benedito durante as atividades de Educação Patrimonial (EP) do projeto.

No sábado (19), uma feira de economia criativa reunirá cerca de 20 expositores na Praça José Bonifácio, das 11h às 19h, com um espaço de interatividade e a igreja aberta para visitação. Na Na segunda-feira (21) é dia de “Abraço à Catedral”, às 10h30, com evento que conta com a presença de autoridades, alunos da EP, convidados, imprensa e a banda do projeto Notas de Esperança do Instituto de Menores. A iniciativa é financiada via Pró-cultura - Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), com o patrocínio da Josapar, apoio de Biscoitos Zezé, Arrozeira Pelotas e Puro Grão e produzido pela Perene Patrimônio Cultural.

Assessoria de comunicação Catedral de Pelotas