SAIBA O QUE É A BABA DE BOI VISTA NESTA QUARTA-FEIRA (16), EM RIO GRANDE

  • A movimentação se deve aos ventos que transportam as finas e longas teias pelo ar. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A temperatura elevada desta quarta-feira (16), na casa dos 28°C, colocou em evidência um fenômeno bastante comum em dias de grande amplitude térmica. A “baba de boi”, como é conhecida pelas pessoas, se caracteriza como fios bastante finos e pegajosos que, quando juntos, formam diversas linhas que deixam a paisagem diferente.

O Rincão da Cebola foi um dos locais onde essa “baba de boi” pode ser vista com facilidade nos fios e nos postes de iluminação. Caminhar pelo local sem ficar com um desses pequenos fios grudados no rosto ou na cabeça não foi uma tarefa fácil e para alguns pode até ter sido considerado um incômodo.

IMG-20221116-WA0080Mas afinal de contas, o que são esses pequenos e grudentos fios? Eles nada mais são do que teias de aranha. Isso mesmo, teias de aranha. É através delas, em um movimento chamado de balonismo, que os pequenos aracnídeos se deslocam de um lugar para o outro, oportunizando assim a colonização de novas áreas.

A movimentação se deve aos ventos que transportam as finas e longas teias pelo ar. Segundo a bióloga Cláudia Xavier, em artigo publicado no site Fauna News, “esse mecanismo é muito utilizado por aranhas juvenis que acabaram de eclodir dos ovos para evitar o canibalismo em seu local de nascimento e para reduzir a competição por recursos alimentares”.