VACAS DA CABANHA CANUTO SÃO AS GRANDES CAMPEÃS DA RAÇA HOLANDESA NA EXPOFEIRA

  • Com Luiz Paulo Canuto (D), a propriedade chega a sua terceira geração de administração. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Antes da abertura oficial da 48 Expofeira, a pista central do parque de exposições Filinto Eládio da Silveira foi ocupada para a realização dos julgamentos das raças Holandesa e Jersey, gados leiteiros utilizados nas propriedades do município. Por possuírem idades diferenciadas, os animais foram avaliados e premiados por categorias.

Por conta da quantidades, a raça Holandesa foi a primeira a ser julgadas. Na categoria de três a seis meses, a campeã foi a Cabanha Canuto, seguido pelas cabanhas Sena e Xiripá, respectivamente. Na categoria de seis a nove meses, o primeiro lugar ficou mais uma vez com a Cabanha Canuto e a segunda posição com a Cabanha AG.

20221113_112300A terceira categoria da raça Holandesa a ser julgada foi a de nove a 12 meses. Nela, o primeiro lugar foi para a Cabanha Xiripá que foi seguida pelas cabanhas Canuto e Peres. Cada animal premiado recebia uma escarapela, sendo na cor verde para a campeã e vermelha para as demais vencedoras.

A categoria de 12 a 15 meses foi vencida pelo Sítio da Lagoa, que foi seguido pela Cabanha Canuto e pelo Sítio Teixeira. Na categoria de 15 a 18 meses, a vencedora foi mais uma vez a Cabanha Canuto e que teve como vice-campeã e terceiro lugar uma dobradinha da Cabanha AG.

Na categoria de 18 a 24 meses, o vencedor foi o Sítio da Lagoa que foi seguido pela Cabanha Canuto. Já o título de grande campeã e de reservada de campeã da feira ficou com a Cabanha Canuto, que conquistou tanto o primeiro como o segundo lugar.

20221113_114043Na raça Jersey, por haver apenas três exemplares, a grande campeã foi a Cabanha do Jersey o reservado de campeão foi entregue ao Sítio da Lagoa. O julgamento foi realizado pelo gerente técnico da Select Siries do Brasil, Daniel Moreira.

Segundo ele, quando está em avaliação uma vaca de leite se busca um animal que tenha equilíbrio entre os fatores de força, profundidade, angulosidade e estatura. No caso dos animais premiados neste domingo (13), todos eles apresentaram esses pontos na avaliação do julgador.

Cabanha Canuto chega a sua terceira geração

A preocupação quanto ao futuro da produção leiteira da propriedade parece não ser um problema para Luiz Canuto. Com mais de 50 anos da vida dedicados a essa atividade, ele já enxerga no filho, Luiz Paulo Canuto, a possibilidade da sequência do negócio que foi criado por seu pai.

"Eu tinha quatro ou cinco anos e já andava correndo atrás dos terneiros e hoje, quase 50 anos depois, vejo meu filho tocar os negócios da propriedade, o que me orgulha bastante", revelou Luiz. Quando questionado sobre o segredo para a conquista de tantos prêmios ele foi enfático ao dizer que tudo isso é fruto de um trabalho intenso.

Já sobre o sentimento ao final das avaliações, Luiz afirmou que é igual ao de qualquer disputa em que há vitória. "É uma alegria enorme. É como em qualquer jogo em que há vitória. Meu filho cuida muito bem dos animais e não vem para perder, ele vem sempre para ganhar", finalizou Canuto.