CARNE OVINA É TEMA DE OFICINA DE CAPACITAÇÃO OFERECIDA PELA EMATER NA EXPOFEIRA

  • Sob os olhares atentos dos participantes da oficina, o servidor da Emater apresentou propostas de pratos feitos a partir da carne de cordeiro e mostrou como desossar a costela de forma prática e rápida. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

As novas alternativas de preparo da carne ovina foram objetos de uma oficina promovida pela Emater, na tarde deste sábado (12), durante a 48a Expofeira. A capacitação foi ministrada pelo extensionista rural e técnico agropecuário da instituição, Reginaldo Maciel, na estrutura do Espaço Mulheres no Agro, no parque de exposições Filinto Eládio da Silveira.

A oficina foi dividida em duas etapas, sendo a primeira teórica e a segunda mais voltada para a prática. Segundo dados apresentados por Maciel, o consumo da carne ovina é considerado extremamente baixo no Brasil, não chegando a um quilo por ano, e no Rio Grande do Sul essa quantidade chega a sete quilos, mas ainda não supera a carne bovina.

20221112_170637“Além da carne bovina ser mais difundida, nós também temos uma questão cultural. Muitas vezes é falta de incentivo para o nosso consumidor e em outras vezes é preço. No Rio Grande do Sul nós temos um consumo bem maior que no Brasil, então é muito cultural e pela falta de oferta de produtos de qualidade”, explicou Reginaldo.

Sob os olhares atentos dos participantes da oficina, entre eles os do presidente do Sindicato Rural do Rio Grande, Ronaldo Zechlinski, e do secretário municipal de pesca, agricultura e cooperativismo, Bercílio Silva, o servidor da Emater apresentou propostas de pratos feitos a partir da carne de cordeiro e mostrou como desossar a costela de forma prática e rápida.

Confira no player abaixo a entrevista completa com o extensionista rural e técnico agropecuário da Emater, Reginaldo Maciel.