ASSALTO A BANCO SERÁ SIMULADO EM PELOTAS PARA TREINAMENTO DAS FORÇAS DE SEGURANÇA

  • No mês de outubro, uma atividade semelhante foi realizada em Santa Maria e promoveu a integração entre as instituições. Foto: Divulgação/Olho Vivo Sta Maria RS Notícias

O avanço da criminalidade vem exigindo das forças públicas de segurança o aperfeiçoamento constante. Para vencer essa batalha diária, as simulações estão ganhando cada vez mais espaço para se aliar ao treinamento das tropas e colocar em prática as técnicas e os ensinamentos ministrados.

E é com este objetivo que o Comando Regional de Polícia Ostensiva Sul (CRPOSul) promoverá, no próximo dia 21, às 22h, uma simulação de assalto a banco. A atividade acontecerá na agência do Banco do Brasil, localizada na esquina das ruas Lobo da Costa com General Osório, em Pelotas.

No mês de outubro, uma atividade semelhante foi realizada em Santa Maria e promoveu a integração entre as instituições. Na simulação de Pelotas estão previstas as participações da Brigada Militar, com seus batalhões especializados, da Polícia Civil, do Exército, do Corpo de Bombeiros, entre outras.

Através das redes sociais, o CRPOSul informou que "o evento faz parte de um treinamento e planejamento de pronta resposta elaborado pela Brigada Militar para o enfrentamento a eventuais situações desse tipo". Na ocasião, serão utilizadas munições de festim e rojões para simular as explosões.

Ainda conforme o Comando Regional, "a simulação colocará em prática o Plano Tático de Reação a Ataques Contra Estabelecimentos Bancários”. A prática do assalto a banco com reféns passou a ser conhecida como novo cangaço e as reiteradas ações criminosas dos últimos anos colocaram as autoridades em alerta.

De acordo com o comandante do CRPOSul, tenente-coronel Cláudio de Azevedo Goggia, "todos os órgãos de segurança pública precisam estar treinados e capacitados para saber a parte de cada um sobre como agir, onde trancar as ruas, o que deve ser feito e quem deve ser acionado”.

“O objetivo é esse: treinar e capacitar. Não queremos que qualquer tipo de ocorrência possa surgir na cidade de Pelotas ou nas imediações dos municípios limítrofes, mas se acontecer nós estaremos preparados para usar da técnica correta na situação que venha a ser registrada”, concluiu Goggia.