EXPOFEIRA 2022 É ABERTA OFICIALMENTE, EM RIO GRANDE

  • Cerimônia aconteceu na pista central do parque de exposições FIlinto Eládio da SIlveira e reuniu autoridades, representantes de associações e expositores. Fotos: Rodrigo de AGuiar/Papareia News

Autoridades, representantes de associações e expositores prestigiaram, na manhã deste domingo (13) a cerimônia oficial de abertura da 48 Expofeira. A solenidade aconteceu na pista central do parque de exposições Filinto Eládio da Silveira, após a conclusão do julgamento das raças Holandesa e Jersey.

O ato teve início com a execução do Hino Nacional e foi seguido pelo desfile dos grandes campeões da edição, nas mais variadas categorias. O presidente do Sindicato Rural do Rio Grande, Ronaldo Zechlinski, fez a fala inicial e lembrou da importância desta edição que marca a retomada das exposições presenciais, depois de dois anos de feiras virtuais, em razão da pandemia.

20221113_120219"Essa exposição tem um significado muito especial. Por ser uma feira de retomada pensamos em contemplar um pouco de cada um dos segmentos", disse Zechlinski. Além da realização de oito palestras técnicas, Ronaldo destacou a entrega do certificado de propriedade rural livre da tuberculose e da brucelose à neta de Filinto Eládio da Silveira.

O diretor vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Fernando Rechsteiner, disse que as expofeiras, como a de Rio Grande, possuem uma simbologia muito grande, pois servem para que o cidadão urbano tenha conhecimento de como é cultivado ou produzido os alimentos que são encontrados nas prateleiras dos supermercados.

Já o prefeito municipal, Fábio Branco, cumprimentou a organização da feira pelo esforço e lembrou da necessidade do poder público de agradecer e apoiar as pessoas e instituições que se propoem a realizar eventos desse porte. Branco também mencionou a necessidade de já se pensar no planejamento da edição de 2023.