EXPOFEIRA ABRE AS PORTAS DESTACANDO O CAVALO CRIOULO E VALORIZANDO A AGROINDÚSTRIA

  • Nesta sexta-feira (11) tem início a Credenciadora ao Freio de Ouro. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O primeiro dia da edição de número 48 da Expofeira foi marcado pela chegada de expositores e de cavalos da raça Crioula, além da realização de palestras de capacitação voltadas principalmente para as agroindústrias. Os portões do parque de exposições Filinto Eládio da Silveira foram abertos às 08h, com a concentração dos equinos.

A programação da manhã foi completada pela revisão coletiva dos cavalos e a admissão da Exposição Morfológica da raça Crioula. No período da tarde, a primeira palestra teve início às 14h, com o tema O Serviço de Inspeção Municipal e sua Importância nas Comunidades, com a médica veterinária e especialista em agronegócio, Fabiana Rosa de Freitas.

Às 15h30 foi ministrada a palestra Como Agregar Valor ao seu Negócio, com o engenheiro de alimentos e mestre em Ciência e Tecnologia dos Alimentos, Tiago Almeida. O último encontro do dia aconteceu às 19h30, quando ocorreu a palestra sobre o Controle e Erradicação da Tuberculose e Brucelose Animal, com a fiscal estadual agropecuária, Jaqueline Fradique.

20221110_201723(0)A edição 2022 é a primeira a ser realizada de forma presencial, depois do período mais crítico da pandemia do coronavírus, fato que foi destacado pelo presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos de Rio Grande, Artur Freire Diogo Júnior. “O primeiro dia foi muito proveitoso. Conseguimos trazer bastante gente que estava afastada da feira”, destacou ele.

Nesta sexta-feira (11) está previsto o início das provas da Credenciadora ao Freio de Ouro, com o Freio de Ouro Jovem e o Freio do Proprietário, categorias inseridas na modalidade. Os exemplares da raça que é uma das principais do Freio de Ouro são oriundos de cidades da região, como Piratini, Canguçu, Pelotas, São Lourenço do Sul, Pedro Osório, entre outras.

O tesoureiro do Sindicato Rural do Rio Grande e veterinário responsável pelo evento, Leandro Freitas destacou o ciclo de palestras realizado ao longo do dia e a importância delas para o desenvolvimento da agroindústria rio-grandina. Na ocasião, ele também projetou o segundo dia da Expofeira, quando acontece a 6ª edição do Balcão de Negócios.

“O Balcão de Negócios é uma atividade que é de fundamental importância para o crescimento genético aqui da cidade. Nós teremos reprodutores de diversas raças de corte a venda, entre elas a raça Charolês, que é uma raça tradicional e Rio Grande durante muito tempo foi um dos polos do Charolês no estado”, explicou Freitas.

Confira nos players abaixo as entrevistas do presidente do NCCCRG, Artur Freire Diogo Júnior, e do tesoureiro do Sindicato Rural do Rio Grande e veterinário responsável pelo evento, Leandro Freitas.

Artur Freire Diogo Júnior

Leandro Freitas