INICIAM AS OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO DAS VIAS INTERNAS DO PORTO DO RIO GRANDE

  • A obra foi tratada internamente como prioridade pela Diretoria de Infraestrutura da Portos RS, que conduziu o projeto em conjunto com seu corpo técnico de engenharia. Fotos: Divulgação/Portos RS

Tiveram início nesta terça-feira (8) as obras de requalificação da pavimentação das vias internas do Porto do Rio Grande. Enquanto os funcionários realizavam a limpeza do primeiro trecho a receber as melhorias, a empresa Compacta Sul, responsável pelo serviço, preparava o maquinário que chegou ao cais público durante a manhã de ontem (7).

A empresa trabalhará com uma frota operacional composta por um caminhão espargidor, que faz a aplicação da camada de ligação entre o pavimento existente e a nova camada, caminhões caçamba para o transporte do asfalto, rolos compactadores e vibro acabadoras, máquinas que fazem a distribuição uniforme da massa asfáltica sobre o piso, após a regularização feita pelas motoniveladoras.

20221108_152522A obra se caracteriza como uma das necessidades principais do Porto do Rio Grande e internamente foi tratada como prioridade pela Diretoria de Infraestrutura da Portos RS, que conduziu o projeto em conjunto com seu corpo técnico de engenharia. Depois disso, ela passou pela fase de licitação e teve o contrato assinado na última semana.

A pavimentação foi iniciada no trecho entre os armazéns B2 e B3 e C2 e C3, onde será utilizado o equivalente a 300 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), o tradicional asfalto. Também serão realizadas intervenções nas regiões dos portões 2 e 7 que atualmente apresentam condições frágeis de infraestrutura.

Conforme o coordenador de serviços civis, elétricos e mecânicos, Celso Pedreira, serão realizadas melhorias na rede de drenagem e cerca de 500 m2 de reparo profundo, o que segundo ele significa a retirada do material da base e da sub-base, com a recomposição sendo feita por pedra rachão e brita graduada simples, para depois disso ser refeito o calçamento.

De acordo com o diretor de infraestrutura da Portos RS, Lucas Meurer, essa obra se reveste de uma importância muito grande para toda a comunidade portuária e beneficiará caminhoneiros, operadores e demais utilizadores da estrutura. “Essa é a primeira ação de melhoria que terá uma segunda etapa no ano de 2023”, completou Meurer.

Assessoria de comunicação Portos RS