CENTRAL DE MATERIAL ESTERELIZADO DO HU-FURG É MODERNIZADA

  • A modernização do espaço também incluiu obras para melhorar o fluxo de trabalho e para possibilitar a instalação dos novos equipamentos. Fotos: Divulgação/HU-Furg

A partir desta semana, a Central de Material Esterilizado (CME) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg) passa a operar com novos equipamentos que visam aumentar a produtividade e dar mais segurança nos processos de esterilização de materiais utilizados no Hospital. A modernização do espaço também incluiu obras para melhorar o fluxo de trabalho e para possibilitar a instalação dos novos equipamentos. No local foram instalados duas termodesinfectoras, um gabinete de secagem e uma janela de passagem. Para operar os maquinários, durante toda a semana, a equipe da CME recebeu treinamento.

Anteriormente, a CME funcionava com apenas uma termodesinfectora que já apresentava desgaste, deterioração e estava com funcionamento parcial, não atendendo totalmente às atividades a que se destinava. Além disso, o equipamento era o único para atender a todos os tipos de materiais utilizados no Hospital e que possuem diferentes níveis de processamento, o que acarretava em demora no atendimento das demandas. O antigo equipamento foi substituído por duas termodesinfectoras, sendo uma de barreira, com osmose reserva, e a segunda de descarga, para limpeza de recipientes e utensílios que contenham dejetos humanos.

CMEOutra vantagem da modernização, é a instalação de um gabinete de secagem e seladora de grau cirúrgico. O HU-Furg não possuía esse equipamento, o que dificultava as atividades e a eficácia dos processos de lavagem, limpeza, secagem, desinfecção e selagem dos materiais para retorno às unidades. Os processos eram realizados manualmente, necessitando um tempo maior de processamento para posterior retorno a área assistencial.

Também, foi instalada a Janela de Passagem (Pass through), que é um equipamento para transferência de materiais da área suja para a limpa, com intertravamento de portas, evitando que sejam abertas ao mesmo tempo e que ocorra a circulação do ar e de microrganismos entre os ambientes. O equipamento possui iluminação com lâmpadas UV, que realiza a foto-oxidação de matéria orgânica inativando eventuais microrganismos.

Assessoria de comunicação HU-Furg