ENCONTRO APRESENTA MÃO DE OBRA DISPONÍVEL PARA ÁREA DA CONSTRUÇÃO CIVIL, EM RG


Empresários do ramo da construção civil estiveram reunidos, no final da tarde desta segunda-feira (12), para um coffee break de integração, onde o objetivo foi o de apresentar as vagas disponíveis na área para aproveitamento de mão de obra local. O encontro, promovido pelo Sinduscon, aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal.

Na ocasião, a primeira dama do município e vereadora, Lu Compiani (MDB), falou sobre o projeto de restauração de espaços públicos, que neste momento contempla o canalete da Avenida Salgado Filho, com mão de obra oriunda dos cursos de Pedreiro de Alvenaria e Pintor de Alvenaria, oferecido pela escola do SENAI Rio Grande.

20220912_190253A iniciativa visa recuperar locais de uso comum da população e que no momento não apresentam boas condições. As obras já tiveram início e os resultados parciais podem ser conferidos por quem circula diariamente pela via, no trecho entre as ruas Apelles Porto Alegre e Napoleão Laureano, onde até mesmo a cor da estrutura já mudou.

De acordo com o presidente do Sinduscon, Airton Viñas, a principal preocupação da construção civil é a falta de treinamento da mão de obra especializada para assumir cargos. Segundo ele, não há operários para substituir os profissionais que estão se aposentando de forma imediata e a iniciativa da Prefeitura vem no sentido de mudar essa realidade.

“A Prefeitura disponibilizou um espaço público, que é o canalete da Salgado Filho, para fazer esse treinamento com o pessoal e o Sinduscon se colocou à disposição para auxiliar tudo que for possível em prol do treinamento dessas pessoas, que muitas vezes estão desempregadas, para entrar no mercado de trabalho”, explicou Viñas.

“Esse programa que a Prefeitura disponibilizou, em parceria com o Sinduscon e com o SENAI, é benéfico para o pessoal de Rio Grande procurar ser treinado para acabar ocupando um espaço nas empresas que estão em vias de contratação”, completou Airton. Ele também lembrou das tecnologias que estão sendo inseridas no setor e a necessidade de capacitação do profissional.

20220912_191308A primeira dama e vereadora do município, Lu Compiani, classificou a iniciativa como uma soma de esforços dentro da comunidade. “Nós estamos revitalizando um espaço que precisava desse olhar e desse cuidado, ao mesmo tempo qualificando e capacitando mão de obra, podendo ter a possibilidade dela estar sendo aproveitada pelas empresas locais”, afirmou.

Ela também confirmou que outros espaços públicos da cidade também poderão receber melhorias nesse formato. “A nossa ideia é justamente trazer nesse contexto de parceria público-privada o pertencimento e o cuidado das pessoas com aquele local, então acho que dessa forma a gente consegue construir outros tantos espaços públicos”, finalizou.

Confira nos players abaixo as entrevistas completas com o presidente do Sinduscon, Airton Viñas, e com a primeira dama e vereadora de Rio Grande, Lu Compiani.

Entrevista com o presidente do Sinduscon, Airton Viñas

Entrevista com a primeira dama e vereadora, Lu Compiani