CAIU, MAS CAIU DE PÉ E DE CABEÇA ERGUIDA

  • Ao final das cobranças de pênaltis, os jogadores do Rio Grande ficaram próximos ao círculo central lamentando a perda da chance do acesso. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Em uma partida de futebol, para que haja um vencedor logicamente tem de haver um perdedor, mas perder não é e nunca será um dos melhores sentimentos, ainda mais quando a classificação para uma divisão superior está em jogo. Assim foi a tarde deste domingo (11) para o Sport Club Rio Grande que viu escapar a vaga para a Divisão de Acesso em um grande jogo de futebol, onde os pênaltis definiram o finalista da Série B do Campeonato Gaúcho.

Ao longo desta temporada, Rio Grande e Bagé protagonizaram quatro jogos de impressionante equilíbrio, tanto que o aproveitamento na competição foi de uma vitória para cada lado e outros dois empates. Além de definir os finalistas, as semifinais também apontaram os dois times classificados à Série A2, pois independente de quem seja campeão ou vice, as duas equipes garantiram o acesso, tornando a final um campeonato a parte.

Assim como no primeiro jogo, no estádio Arthur Lawson, os times dos técnicos Cláudio Júnior e Leco estavam cautelosos, afinal de contas um gol mudaria toda a história. Após um início de leve superioridade do Bagé, o Rio Grande conseguiu equilibrar as ações da partida e com o gol marcado por Rafinha, aos 39 minutos do primeiro tempo, o adversário sentiu o golpe e demonstrou intranquilidade com o placar desfavorável.

No segundo tempo o Mais Velho seguiu dominando e em um lance duvidoso, onde a posição do zagueiro jalde negro foi contestada, Matheus aproveitou para deixar tudo igual. No lance do gol, Léo Salles foi atingido por Jean Roberto que levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Antes disso, Arthur, em excelente tarde, já havia colocado uma bola no travessão do gol defendido por Josemar e obrigado o defensor a fazer milagres.

Confira abaixo um resumo com os principais lances da partida.

1º Tempo

20220911_150510A um minuto, Jean Roberto cobrou falta e Samuel defendeu em dois tempos. Aos oito, Kevin cobrou nova falta na área e Samuel defendeu mais uma vez. Aos dez minutos, Mello acabou se chocando com Samuel e precisou receber atendimento médico na ambulância que estava à disposição no estádio.

Aos 16, Matheus fez o passe para Arthur que chutou forte para a boa defesa de Josemar, que mandou para escanteio. Aos 19 minutos, Jean Roberto cobrou falta na área e foi a vez de Samuel fazer boa defesa e desviar a bola para escanteio. Aos 22, Christian lançou na área buscando Arthur, mas Josemar se antecipou para defender.

Aos 25 minutos, em uma desatenção da defesa do Bagé, Arthur roubou a bola e finalizou para mais um milagre de Josemar. Aos 34, João Pedro cruzou na área buscando Arthur e o arqueiro jalde-negro se antecipou mais uma vez para evitar o gol tricolor. Aos 39 minutos, Rafinha recebeu na entrada da grande área e tocou na saída de Josemar para fazer 1 a 0.

Aos 42, Robsinho tentou lançamento na área para Jean Roberto, mas o passe foi forte demais e a bola acabou se perdendo pela linha de fundo. Aos 44 minutos, Chris recebeu na entrada da área e chutou forte para outra boa defesa do goleiro Josemar. Aos 48, Rafinha cobrou falta direto para fora.

2º Tempo

20220911_150517Aos quatro minutos, Andrei recebeu cruzamento e finalizou para uma boa defesa de Samuel. Aos nove, Diego Saraçol cobrou falta e a bola caprichosamente saiu pela linha de fundo. Aos 21 minutos, Arthur encarou o marcador e finalizou no travessão do gol defendido por Josemar.

Aos 24, Matheus cobrou falta, Chris escorou de cabeça para Arthur que não conseguiu finalizar e favoreceu o goleiro jalde negro. Aos 27 minutos, Luiz Eduardo limpou a jogada e chutou à esquerda do gol defendido pelo Bagé. Aos 30, Arthur puxou o contra-ataque e chutou forte para mais uma defesa de Josemar.

Aos 32 minutos, Kevin lançou na área, Andrei escorou de cabeça e a bola sobrou para Matheus que chutou cruzado para empatar a partida: 1 a 1. Na comemoração do gol, Jean Roberto atingiu Léo Salles na pequena área e após um início de confusão, ele recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

Aos 40, Christian cobrou falta e Josemar defendeu. Aos 46 minutos, Arthur ganhou do marcador e já sem ângulo chutou sobre o gol. O zagueiro Leandro, da equipe do Rio Grande, também foi expulso nos minutos finais da partida. Com o placar igualado, a decisão da vaga foi disputada nos pênaltis.

Christian abriu a série de cobranças para o Rio Grande e chutou no travessão. A bola ainda chegou a bater em cima da linha, mas não entrou no gol. Matheus, Júlio, Wolff e Léo Salles converteram as penalidades. Já o Bagé acertou todas as cobranças e coube a Andrei dar números finais à partida e fazer a festa da classificação. Placar final: Bagé 5 a 4.

A cobertura esportiva do site Papareia News tem o oferecimento de Unimed Litoral Sul - Planos Unimed Simples individual, familiar e empresarial com descontos imperdíveis. Informações no site www.unilis.com.br.

Ficha técnica

Bagé (1) - (5) - Josemar; Robsinho (Diego Saraçol), Matheus, Galo e Ben Hur (Romulo); Kevin (Alex), Robinho (Fabricio), Alan e Maike; Jean Roberto e Andrei. Técnico: Leco.

Rio Grande (1) - (4) - Samuel; Matheus, Léo Salles, Leandro e Julio; Christian, Rafinha (Wolff), Mello (Wesley) e Arthur; João Pedro (Luiz Eduardo/Jô) e Chris. Técnico: Cláudio Júnior.