SOLENIDADE MARCA O ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA EM RIO GRANDE




A edição 2022 da Semana Farroupilha de Rio Grande foi oficialmente aberta na manhã deste domingo (11). Reunidos na Praça Tamandaré, junto ao monumento-túmulo do general Bento Gonçalves, tradicionalistas, autoridades civis e militares e integrantes da sociedade civil prestigiaram o acendimento da Chama Crioula.

O ato contou com a participação de cavalarianos de diversos Centros de Tradições Gaúchas (CTG) da cidade e de municípios da região, com São José do Norte. A solenidade contou com o hasteamento das bandeiras nacional, do estado e do munícipio, além do pavilhão que representa a 6ª Região Tradicionalista (RT).

20220911_102908(0)O coordenador da 6ª RT, Roberto Ferreira, aproveitou o momento para entregar os certificados de participação na Cavalgada Farroupilha aos cavalarianos que representaram a região na geração da Chama Crioula, em Canguçu, nos dias 12 e 13 de agosto. Durante sua fala, Ferreira fez um agradecimento a esses tradicionalistas.

"Vocês saíram para essa missão e estão voltando dessa missão, que é fortalecer o nosso movimento tradicionalista na nossa região. Muito obrigado homens! Eu tenho o prazer de dizer isso, porque eu participo junto com eles, eu vou no pouso, eu vejo as dificuldades de chuvas. O nosso movimento tradicionalista agradece", afirmou.

Já o prefeito municipal, Fábio Branco, destacou a importância do cultivo das tradições. "A gente sabe que não é fácil fazer todo esse trajeto, mas sabemos o quanto isso é importante. Quando nós estamos tratando da chegada da Chama, nos estamos fortalecendo a nossa história", disse o chefe do executivo.

O patrono dos festejos farroupilhas de 2022 será o ginete rio-grandino, Zeca Macedo. "Sou oriundo do campo, sou oriundo da vida gaúcha e das tradições, talvez não intensamente ativo em função da minha vida pessoal e profissional, mas o movimento tradicionalista gaúcho nunca se afastou de mim", garantiu ele.