BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA É COMEMORADO COM DESFILE NA MARECHAL FLORIANO, EM RG

  • A data também marcou o retorno das comemorações, depois de dois anos de pandemia do coronavírus. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Os 200 anos da independência do Brasil foram celebrados em Rio Grande com tradicional desfile cívico-militar. Depois de oito anos as atividades voltaram a acontecer na Rua Marechal Floriano, em frente à Pira da Pátria, que foi acesa no último dia 1° com o início da programação.

A data também marcou o retorno das comemorações, depois de dois anos de pandemia do coronavírus. Milhares de pessoas se posicionaram ao longo da via para acompanhar a passagem dos militares da Marinha, Exército e do Corpo de Bombeiros.

20220907_094206O desfile foi iniciado com uma revista a tropa, realizada pelo prefeito municipal, Fábio Branco. Na sequência passaram pela Rua Marechal Floriano integrantes da Associação dos Militares da Reserva e Civis Aposentados da Marinha do Rio Grande.

O comando do 5° Distrito Naval desfilou com 430 militares dos destacamentos de marinheiros e fuzileiros navais. Alunos dos projetos Ametista e Renascer, além de estudantes da Escola Municipal Cívico-Militar Cipriano Porto Alegre também integraram o efetivo.

O desfile da Marinha do Brasil foi concluído com a passagem de viaturas leves, puxando embarcações de casco semirígido e caminhões de transporte de tropas. Um sobrevoo de helicóptero estava previsto, mas a neblina do início da manhã impediu o voo.

O 6° Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) desfilou simultaneamente em Porto Alegre e no Chuí. Com isso, passaram pela Marechal Floriano militares de duas das três Baterias de Obuses e de Comando, além do Estado Maior. O mesmo ocorreu com as viaturas que foram divididas.

20220907_094527Em Rio Grande desfilaram cinco caminhões de cinco toneladas, sendo que quatro deles tracionando obuseiros, armamento chamado popularmente de canhão. Além disso, um Jeep utilizado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, também participou do evento.

A parte militar foi encerrada pelo Corpo de Bombeiros que desfilou com dez viaturas utilizadas nas atividades administrativas e também nos atendimentos de combate a incêndio e resgate de vítimas. A passagem das instituições foi acompanhada pela Banda dos Fuzileiros Navais.

Grupos escoteiros, Defesa Civil e bombeiros civis encerraram o desfile cívico-militar que foi seguido pelo desfile escolar. A banda da Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo Ferreira Rodrigues, do Povo Novo, embalou o público presente com músicas da atualidade.