EMPATE COM GOSTO DE DERROTA NO ALDO DAPUZZO

  • A equipe tentou, mas foi para o intervalo com o placar fechado

Por diversos fatores, o jogo de ontem entre São Paulo e Grêmio tinha tudo para ser marcado como o de maior público do estádio Aldo Dapuzzo na Copa José Luiz Barreto, mas a vontade dos dirigentes ficou apenas no plano da esperança. Dentro de campo a equipe até tentou, mas o torcedor não atendeu ao apelo da direção e não lotou as arquibancadas.

Já classificado, o time do técnico Gilson Maciel buscava apenas uma melhor colocação na tabela e por consequência a garantia da decisão do segundo jogo das semifinais em seus domínios. Agora, o último compromisso na primeira fase da competição será contra o Internacional, no sábado, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada.

1º Tempo

A primeira chance do São Paulo veio aos dois minutos, quando Jackson cobrou lateral, Cléverson dominou e chutou sobre o gol do goleiro Dida. Aos oito, Lima recebeu passe, dominou mal e Vilar fez a defesa. Aos dez minutos, Lima reclamou de um pênalti que teria sido cometido pelo goleiro rubro-verde, mas a arbitragem sinalizou apenas escanteio. Na cobrança, a bola se perdeu pela linha de fundo.

Aos 13, Esperon tentou o passe para Lima, mas o jogador não conseguiu dominar. Trinta segundo depois, Anderson foi parado com falta, quando chegava na área. Athos cobrou, o goleiro Dida salvou e mandou para escanteio. Athos novamente levantou na área e a defesa cortou.

Aos 16 minutos, Athos cometeu falta em Negueba. Na cobrança de Lucas Lovati, Vilar espalmou. Um minuto depois, Athos invadiu a grande área, colocou a bola entre as pernas do jogador Lucas Rex e concluiu perto do gol de Dida. A resposta gremista veio aos 18, quando Esperon chutou pela linha de fundo.

Aos 25 minutos, Lovati levou amarelo por falta em Dudu Mandai, que precisou ser retirado de campo na maca. Gustavinho cobrou e Fernando Pinto cabeceou para a boa defesa do goleiro tricolor. Aos 30, Fernando Pinto derrubou Marcos Paulo e o árbitro amarelou o zagueiro rubro-verde. Lucas Lovati bateu, a bola desviou em Márcio Nunes e explodiu no travessão de Vilar.

Aos 34 minutos, Reinaldo chutou e Dida defendeu. Quando o cronômetro marcava 38 minutos, a luz se apagou e colocou em discussão um velho problema do estádio do Leão. A partida ficou paralisada por 22 minutos e retomada de imediato.

Aos 40, Cléverson perdeu um gol feito: após cobrança de lateral de Jackson, o atacante rubro-verde mandou pra fora. Três minutos depois, Dudu Mandai invadiu a área e chutou perto do gol de Dida. A arbitragem assinalou dois minutos de acréscimos na primeira etapa.

Aos 46, Reinaldo teve a oportunidade, mas chutou fraco e favoreceu a defesa de Dida. Final do primeiro tempo e o placar permaneceu fechado na Linha do Parque.

2º Tempo

IMG-20161006-WA0006Antes da bola rolar para a segunda etapa, o técnico Gilson Maciel promoveu a primeira alteração na equipe: Jean Carlos entrou no lugar de Dudu Mandai. Aos três minutos, Anderson levantou na área, mas ninguém concluiu e a bola se perdeu pela linha de fundo. Aos seis, Athos cruzou e Rex cortou.

Aos oito minutos, Cléverson invadiu a grande área e no momento da conclusão acabou sendo cercado pela defesa gremista. Aos 12, Lucas Rex recebeu o amarelo por falta cometida. Na cobrança de Gustavinho, a zaga afastou. Dois minutos depois, Tontini arriscou de fora da área e a bola foi sobre o gol de Vilar.

Aos 16 minutos, Anderson foi derrubado por Esperon nas proximidades da linha divisória do gramado e antes da cobrança da falta, Márcio Nunes levou amarelo por reclamação. Aos 18, Gilson colocou Matheuzinho no lugar de Anderson e o técnico gremista sacou Marcos Paulo e pôs Luan em seu lugar.

Aos 23 minutos, Gustavinho cruzou, Reinaldo escorou de cabeça e Athos mandou pra fora. Aos 27, Jean deixou o gramado para a entrada de Zé Augusto no time do Grêmio. No minuto seguinte, Jean Carlos recebeu passe de Athos e mandou pro fundo do gol: 1 a 0 São Paulo. O goleiro Dida ainda conseguiu tocar na bola, mas foi insuficiente para evitar que ela morresse nas redes. Aos 31 minutos, Cléverson puxou contra-ataque e tocou para Matheuzinho, que chutou nas mãos do goleiro.

Aos 32, Favoni cometeu falta em Esperon e levou cartão amarelo. O técnico Felipe Endres aproveitou a parada do jogo para promover mais uma troca: Tontini deu lugar a Nikolas. Aos 36 minutos, Reinaldo cometeu falta. Araújo cobrou e a defesa afastou. Aos 37, Esperon foi substituído por Erik.

O São Paulo tentou ir para cima do adversário em busca do segundo gol, mas o golpe de misericórdia veio aos 42 minutos, quando Favoni cometeu falta próximo ao semicírculo da grande área. Lovati cobrou, a bola desviou na defesa e enganou o goleiro Vilar, que não conseguiu alcançá-la: 1 a 1.

Aos 44, Tom entrou no lugar de Cléverson e Santiago no lugar de Lima. Neste mesmo minuto, Athos cobrou falta e o goleiro Dida defendeu. A arbitragem assinalou quatro minutos de acréscimos, mas nenhuma das equipes converteu as oportunidades que apareceram em gols. Final de jogo no Aldo Dapuzzo e as duas equipes saíram com um ponto.

Ao final da partida, o técnico Gilson Maciel disse que ficou um gosto amargo pelo que o time conseguiu construir durante os noventa minutos e destacou que a equipe foi mais efetiva que o adversário, mas agora o pensamento volta-se para sábado, quando o compromisso será contra o Internacional, líder do grupo.

Ficha técnica

São Paulo: Vilar; Jackson; Fernando Pinto; Márcio Nunes; e Gustavinho. Favoni, Reinaldo, Athos e Mandai (Jean Carlos); Anderson (Matheusinho) e Cléverson (Tom).

Grêmio: Dida, Araujo, William, Lucas Rex e Lucas Lovati; Esperon (Erick), Jean (Zé Augusto), Tontini (Nícolas) e Negueba; Marcos Paulo (Luan) e Lima (Santiago).

Texto: Rodrigo de Aguiar

Fotos: Gabi Freitas

rodrigo@papareianews.com

Nenhuma TAG nesta notícia