RIO-GRANDINA ASSUME FUNÇÃO EM DICASTÉRIO, NO VATICANO

  • Rio-grandina de nascimento, Beatriz está morando há três semanas em Roma, bem pertinho do Vaticano, para assumir suas funções na Cúria Romana. Foto: Divulgação/Diocese do Rio Grande

A focolarina consagrada, Beatriz Sarkis Simões, acaba de ser convidada a trabalhar no Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos, que é uma espécie de departamento do governo da Igreja Católica que compõem a Cúria Romana. O Papa delega a cada dicastério uma função do governo e a função do Dicastério onde a rio-grandina assumiu novas atividades, é promover iniciativas oportunas ao empenho ecumênico por recompor a unidade entre os cristãos, ocupando-se da reta interpretação dos princípios ecumênicos e cuidando da execução dos mesmos.

Rio-grandina de nascimento, Beatriz está morando há três semanas em Roma, bem pertinho do Vaticano, para assumir suas funções na Cúria Romana. Mas ela já está fora da cidade e do país, onde ainda moram seus pais, há muitos anos, trabalhando como consagrada do Movimento dos Focolares ou Obra de Maria. Trata-se de um movimento católico fundado por Chiara Lubich, em 1943, na cidade de Trento, norte da Itália. A experiência de Beatriz Simões nesse Movimento que se insere na chamada Espiritualidade da Comunhão, enraizado no que chamam de Carisma da Unidade, provavelmente foi o que gerou sua indicação para esse Dicastério.

Para o pai de Beatriz, Carlos Simões, pertencente ao Movimento Focolares de Rio Grande, desde a década de 70, sua filha terá facilidade em agregar as novas funções, já que é uma pessoa que tem o dom de fazer o bem aos outros, sempre com um sorriso no rosto. Característica pessoal bem importante para uma das principais tarefas, a partir de agora, ou seja, promover o diálogo para favorecer a unidade entre todos os irmãos das Igrejas e das comunhões eclesiais, inclusive aquelas que ainda não estão em plena comunhão com a Igreja Católica.

A Diocese do Rio Grande sente-se honrada por ter uma representante local em tão importante tarefa na Cúria Romana e deseja sucesso nessa nova missão de Beatriz Simões.

Assessoria de comunicação Diocese do Rio Grande