PRESOS PROVISÓRIOS VOTAM EM SEÇÃO ELEITORAL MONTADA NA PERG

  • Todas as mesárias são compostas por técnicas superiores penitenciárias, sendo uma advogada e três assistentes sociais. Foto: Divulgação/Susepe

Trinta e nove presos provisórios da Penitenciária Estadual do Rio Grande (Perg) participam do processo eleitoral deste domingo (2). A lista com os nomes dos apenados aptos foi enviada no mês de maio à Justiça Eleitoral e apontava que 180 deles estavam em condições de exercer o direito de voto, porém nos últimos meses esse número foi sendo reduzido.

A diferença no quantitativo se dá em razão de possíveis condenações ou relaxamento das prisões ocorridas ao longo dos últimos cinco meses. Pela legislação vigente, um dos efeitos da condenação para o apenado é a perda dos direitos políticos e por conta disso o número de reclusos aptos a votar é pequeno.

 

De acordo com o diretor da unidade prisional, Marco Aurélio Gonçalves, a seção eleitoral é totalmente formada por servidores da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Todas as mesárias são compostas por técnicas superiores penitenciárias, sendo uma advogada e três assistentes sociais.

"É uma honra muito grande poder, mesmo diante das dificuldades, atender os direitos básicos dos apenados provisórios, entre eles o direito ao voto, que eles não perderam. É uma construção junto ao Cartório Eleitoral e a 5ª Delegacia Penitenciária", comentou Gonçalves.

Ainda conforme Marco Aurélio, a Perg é a única unidade prisional da área de atuação da 5ª Delegacia Penitenciária a realizar votação.