JANTAR COMEMORA OS 178 ANOS DA CÂMARA DE COMÉRCIO DA CIDADE DO RIO GRANDE

  • A Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande é a mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul e a quarta do Brasil, fundada em 26 de setembro de 1844. Fotos: Divulgação/JAC Foto e Vídeo

Aconteceu na noite desta sexta-feira (23), o jantar em comemoração ao aniversário de 178 anos da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. Durante a noite festiva foram homenageados o juiz federal Sérgio Tejada e a Refinaria Riograndense com o Troféu Câmara de Comércio. A pneumologista Mara Rúbia foi reconhecida como Riograndina Ilustre por seu trabalho pela ciência brasileira e internacional. A solenidade foi realizada no Salão Nobre da entidade.

A Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande é a mais antiga do Estado do Rio Grande do Sul e a quarta do Brasil, fundada em 26 de setembro de 1844. “Na história da mais antiga entidade de classe do Rio Grande do Sul, esta Casa esteve presente na luta pelos Molhes da Barra, pela modernização do porto, pela FURG e segue batalhando pelos grandes projetos, sendo um fórum permanente de luta pela BR-116, pela Usina Termelétrica, pela dragagem permanente do complexo portuário e tantos outros temas”, afirmou o presidente Paulo Bertinetti.

“Colocando essa Casa para olhar para frente, criamos o Comitê de Inovação que tem sido um interlocutor com os novos segmentos e nichos de mercado. Essas maravilhas que são as startups, queremos ver elas cada vez mais ocupando os espaços desse prédio e dessa entidade”, concluiu o presidente Bertinetti.

Homenagens

A primeira homenageada da noite foi a médica pneumologista, Mara Rúbia André Alves de Lima, que recebeu o título de Riograndina Ilustre. Mara Rúbia é médica formada na FURG com mais de 30 anos de experiência como professora universitária, pesquisadora e como pneumologista. “Mara é uma grande pneumologista e uma pesquisadora de referência para tantos outros médicos e estudantes”, definiu o presidente Paulo Bertinetti. Em sua fala de agradecimento, a médica reforçou o carinho e gratidão por ser homenageada em sua terra natal. Ela ainda compartilhou um ensinamento que segue e passa a seus alunos baseado em três palavras com C: conhecimento, compaixão e comunicação.

Na sequência, o juiz federal Sérgio Renato Tejada Garcia recebeu o Troféu Câmara de Comércio. “É uma pequena fração de agradecimento da nossa Cidade por tudo aquilo que fizestes e fazes por nós. Um trabalho sério, silencioso, comprometido com a lei e com a segurança jurídica”, afirmou Paulo Bertinetti sobre o homenageado. Tejada é juiz federal na 4° região desde 1994.

JAC Fotos - 178 Anos C?mara de Com?rcio do RG-7Em suas atuações, Sérgio foi professor e secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça. Ainda, foi criador do primeiro Sistema de Processo Eletrônico do Brasil hospedado na internet, o e-Proc. “Fiz a opção por Rio Grande não só por admirar essa terra e seu povo, mas por admirar as belezas naturais e realizar um sonho desde criança que é viver perto do mar. Tenho sido abraçado pela hospitalidade desse povo que me fazem sentir um verdadeiro rio-grandino”, afirmou o homenageado Sérgio Tejada.

Por fim, a Refinaria de Petróleo Riograndense foi homenageada com o Troféu Câmara de Comércio pela passagem dos seus 85 anos. “Tudo o que eu falei aqui hoje, sobre desenvolvimento, inovação, emprego e renda, reflete-se na Refinaria Riograndense. Mais saudosista serei, a nossa Refinaria Ipiranga. Toda a história recente da cidade do Rio Grande só foi possível pela presença da Refinaria”, afirmou o presidente Bertinetti.

O superintendente Felipe Jorge recebeu o prêmio em nome da empresa e em sua fala de agradecimento, ele recordou o fundador da empresa, Francisco Martins Bastos e a relação histórica da Refinaria com a cidade e sua contribuição industrial, social, educacional e cultural.

Jantar

O evento contou com a presença de diversas autoridades e empresários da região sul. O patrocínio foi da Refinaria Riograndense, Agência Marítima Orion, Comercial Buffon, Partage Shopping, Supermercado Guanabara, Sintermar, Supercargo, Torquato Pontes Pescados, Tranships e Unimed.

Assessoria de comunicação Câmara de Comércio