SÃO CRISTÓVÃO É HOMENAGEADO COM PROCISSÃO MOTORIZADA PELAS RUAS DE RG

  • A extensa fila de bicicletas, motos, carros, ônibus e caminhões seguiu em direção a zona portuária, passando pelo Centro e bairros, como Cidade Nova e Cohab II, onde está localizada a paróquia São José Operário, na Rua Casemiro de Abreu. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O Dia do Motorista é comemorado nesta segunda-feira (25), mas católicos rio-grandinos homenagearam ontem São Cristóvão, com a tradicional procissão motorizada pelas ruas e avenidas da cidade. A programação religiosa que teve início na quinta-feira (21), com o tríduo, celebrado na paróquia São José Operário.

20220724_095702A carreata foi precedida de uma missa campal, realizada em frente ao Educandário Coração de Maria, na Avenida Presidente Vargas. O altar da celebração foi colocado na carroceria de um caminhão, ponto de onde o padre Nedir Piovesan pode se dirigir aos motoristas e fieis distribuídos ao longo das calçadas e canteiro central.

Pouco depois das 10h, a imagem de São Cristóvão foi posicionada à frente dos demais veículos e deu início à procissão. A extensa fila de bicicletas, motos, carros, ônibus e caminhões seguiu em direção a zona portuária, passando pelo Centro e bairros, como Cidade Nova e Cohab II, onde está localizada a paróquia São José Operário, na Rua Casemiro de Abreu.

No final do percurso, os veículos foram abençoados pelo padre Nedir Piovesan. Nesta segunda-feira (25) terá início a Semana do Motorista, com uma série de atividades especiais, sendo a primeira realizada junto à sede da Cooperativa dos Transportadores Autônomos Rodoviários de Cargas de Rio Grande (Cootracam).

20220724_103341As mortes em acidentes foram elencadas pelo padre Nedir, que pediu mais prudência aos condutores. Em sua visão, é necessário que os motoristas utilizem mais os conceitos de direção defensiva e que não esqueçam de fazer uma boa oração antes do início de suas jornadas de trabalho ou viagens a lazer.

“São dois aspectos importantes: um primeiro, quem está no volante precisa ter cuidado. Faça sua oração, pois a gente sabe toda a situação difícil de estresse. Nós motoristas temos que cuidar do outro motorista. A gente às vezes compete e a gente poderia usar muito a direção defensiva e, acima de tudo, fazer uma boa oração pedindo intercessão a Deus”, afirmou.

O religioso também lembrou das responsabilidades de todos os envolvidos no trânsito. “Quando nós entramos no trânsito, a gente carrega uma carga muitas vezes negativa. Tem que entrar com gentileza, dando a vez para o outro e em seguida alguém te retribuirá. O que eu to carregando na minha vida eu vou carregar junto na direção”, finalizou o padre Nedir.

A entrevista completa pode ser conferida clicando no player abaixo.