SAIBA POR QUE A TROCA DE ÓLEO É TÃO IMPORTANTE PARA O SEU VEÍCULO

  • De acordo com o especialista do setor de troca de óleo do Posto Unidos, André Souza, o correto é observar a quilometragem e o tempo entre uma troca e outra, nunca deixando ultrapassar o limite de um ano. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Há quem seja apaixonado por carro e trate o possante como um filho, mas também existem aqueles que consideram o automóvel apenas como uma condução que irá levá-lo do ponto A para o ponto B. É para esse último padrão de motorista que a preocupação não deve ser apenas em encher o tanque, mas também de cuidar do óleo do motor.

O óleo é responsável pela lubrificação e proteção das partes móveis, reduzindo o atrito e evitando o desgaste das peças internas do motor antes do tempo. Além disso, o óleo também auxilia na refrigeração do motor, permitindo o seu bom funcionamento. A observação desse cuidado garante que o veículo tenha o máximo de desempenho.

20220730_093159Atualmente, existem no mercado três tipos de óleo: mineral, semissintético e sintético. A diferença entre eles está relacionada ao respectivo processo de obtenção, mas o ideal é que o motorista consulte o manual do veículo para saber qual óleo utilizar no momento da troca. Veículos mais modernos, principalmente, costumam utilizar óleos de maior performance.

De acordo com o especialista do setor de troca de óleo do Posto Unidos, André Souza, o correto é observar a quilometragem e o tempo entre uma troca e outra, nunca deixando ultrapassar o limite de um ano. Não substituir o lubrificante causará um desgaste prematuro no motor podendo gerar até mesmo a quebra de peças.

No dia a dia da atividade, Souza orienta os clientes para que seja realizada também a troca dos filtros de ar e óleo. Ainda conforme o especialista, a troca do filtro de ar trará mais economia para o veículo e a troca do filtro de óleo permitirá uma maior proteção do sistema, uma vez que pequenas impurezas serão impedidas de circular no motor.

Além dos lubrificantes da linha Shell, o Posto Unidos conta com as principais marcas do mercado para atender os mais variados tipos de veículos. O serviço é disponibilizado de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h30. Já aos sábados, a troca de óleo pode ser realizada das 08h30 às 13h30, com a facilidade do parcelamento em até três vezes no cartão.