SEMINÁRIO DA DEFESA CIVIL DE RG SERÁ CONCLUÍDO COM SIMULAÇÃO DE ACIDENTE, NO PRAÇA SHOPPING

  • Dois grandes exercícios simulados foram realizados pela Defesa Civil nos últimos anos, sendo um em 2015, na Barra, e outro em 2018, em uma das alças de acesso do viaduto do trevo. Fotos: José Silveira/Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A Defesa Civil de Rio Grande se prepara para realizar, entre os dias 19, 20 e 21 de agosto, seu seminário de capacitação dos servidores e voluntários. As atividades serão realizadas no Praça Shopping Rio Grande, local onde também acontecerá o simulado de acidente com múltiplas vítimas, na manhã de domingo (21).

Na sexta-feira (19), a cerimônia de abertura está prevista para as 13h. Às 14h acontece a palestra da Defesa Civil Estadual e na sequência acontecerão os workshops sobre Saúde Ocupacional, sobre o Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e sobre Produtos Químicos, às 15h, 16h15 e 17h15, respectivamente.

simdefesacivil-18A programação de capacitação no sábado (20) terá início às 08h, com uma palestra internacional. Às 09h, o tema abordado será a Psicologia do Desastre, enquanto que às 10h15 a palestra será sobre combate a incêndios e, às 11h15, o assunto será a Defesa Civil de Rio Grande. O encerramento está previsto para as 12h30.

Já no domingo (21), a partir das 08h30, os conhecimentos adquiridos serão colocados em prática, durante uma simulação de acidente com múltiplas vítimas, no interior do Praça Shopping. A atividade deverá envolver os principais órgãos de emergência da cidade, o que irá gerar uma movimentação atípica de viaturas nas ruas do entorno.

De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil, Anderson Montiel, será simulada uma explosão em um ponto do centro comercial e em decorrência disso haverá um número significativo de vítimas. O socorro será com base no Método START, modelo norte americano de classificação para atendimento de múltiplas vítimas.

20180819_111411A metodologia Simple Triage and Rapid Treatment (START) foi criada por paramédicos de Newport Beach e pela equipe médica do Hoag Memorial Hospital para uma triagem simplificada e tratamento rápido. Com isso, os pacientes do simulado serão classificados pela escala de cores verde, amarelo, vermelho e preto.

Ao longo dos últimos anos, a Defesa Civil de Rio Grande realizou dois grandes exercícios simulados. O primeiro, em 2015, aconteceu na BR 392, na Barra, onde foi simulada uma colisão entre diversos veículos. O segundo, em 2018, também simulou um acidente de trânsito, que foi realizado em uma das alças de acesso do viaduto do trevo.

Recentemente, o órgão de proteção e defesa da comunidade participou de uma simulação junto ao Terminal de Contêineres, exercício que contou com a participação de uma grande quantidade de profissionais e voluntários que serviu para a capacitação em caso de emergências na zona portuária da cidade.