PARA 44,9% DOS LEITORES PARTICIPANTES, TRANSPORTE COLETIVO DE RG É VISTO COMO PÉSSIMO

  • Ao todo, 89 leitores participaram e tiveram a oportunidade de avaliar o sistema em ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. Fotos: Divulgação/Paulo Rodrigues/Alexandre Machado

Na penúltima semana do mês de julho, o site Papareia News perguntou a opinião dos leitores sobre o transporte coletivo do município. O objetivo foi saber a forma como os usuários avaliam a empresa Transpessoal que assumiu há mais de dois meses a totalidade do serviço, depois do anúncio da Prefeitura de que não renovaria o contrato de permissão com a Noiva do Mar Mobilidade..

Ao todo, 89 leitores participaram e tiveram a oportunidade de avaliar o sistema em ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo. Além disso, o formulário da enquete disponibilizou um campo para que os participantes justificassem o porquê da decisão, ocasião em que foi possível conhecer os principais pontos de descontentamento da população.

Para 44,9% dos participantes, o serviço é considerado péssimo. A qualidade ruim foi avaliada por 25,8% dos usuários. O transporte coletivo é visto como regular para 19,1% dos participantes. Já nove por cento deles, caracterizaram o serviço como bom e apenas 1,1%, acreditam estar ótimo.

20220808_175152Entre as principais reclamações estão o não cumprimento de horários, a superlotação dos veículos nos intervalos de maior demanda e o estado de conservação da frota. Pontos como falta de conforto, inexistência de padrão de pintura, descaso com a população e dificuldade de visualização dos itinerários também foram levantados pelos leitores.

Entre os relatos está o de um usuário com deficiência física que reclamou sobre o atendimento aos passageiros com mobilidade reduzida. "Deixa muito a desejar com os deficientes físicos por causa do elevador do ônibus e temos que esperar horas na parada e muitas das vezes, em horários de pico, não param para os cadeirantes", escreveu.

"Além de contar com ônibus, muitos em estado precário, sujos e descaracterizados, por duas vezes quebrou e tive que terminar o trajeto a pé. Sem falar que não obedecem a planilha de horários, fazendo as pessoas se atrasarem para o trabalho e seus compromissos", reclamou outro passageiro.

"Quando é solicitada a parada, os motoristas param duas paradas à frente. Aconteceu comigo por duas oportunidades e o cobrador disse que não era problema dele", relatou um terceiro usuário. Confira abaixo o gráfico de respostas obtido ao final da enquete.

Gr?fico enquete transporte coletivo