PRIMAVERA DOS MUSEUS TEM INSCRIÇÕES ABERTAS PARA INSTITUIÇÕES INTERESSADAS

  • Em 2022 o tema será relacionado aos 200 anos de independência do Brasil. Foto: Divulgação/Ibram

Dizem que quem vive de passado é museu e isso é muito bom, pois assim preserva a história que serve de referência para o desenvolvimento de uma sociedade. No dicionário, a palavra museu pode ser definida como o “estabelecimento ou instituição que se dedica à preservação, à análise e à procura de objetos valiosos artisticamente expondo-os ao público” ou, ainda, o “conjunto ou coleção de objetos valiosos, raros ou antigos”.

Entre uma definição e outra, o vocábulo “valiosos” ganha destaque e não é por acaso. Museus guardam objetos de valor, mas não apenas pecuniários, mas de importância histórica, científica e cultural. Valiosos são os registros de fundação de uma cidade, são os itens utilizados por personalidades em episódios importantes de nossa história, enfim, valiosos são todos aqueles bens que representam a nossa existência.

Até 2009, os diretos, deveres e obrigações relacionados aos museus federais eram de responsabilidade do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ocasião em que foi criado o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A autarquia federal também tem a missão de gerenciar as políticas públicas do setor museológico nacional, servindo como um fiscalizador e defensor dos museus.

Entre os eventos promovidos pelo Ibram está a Primavera dos Museus, que em 2022 chega a sua 16ª edição. Este ano, em razão dos 200 anos da independência do Brasil, o tema é “Independências e Museus - Outros 200, Outras Histórias”. A programação nacional, que acontecerá de 19 a 25 de setembro, está com inscrições abertas, no site do Ibram, até o dia 28 de agosto para as instituições interessadas em participar.

Rio Grande é a cidade mais antiga do estado e nela estão museus federais, estaduais, municipais e privados ajudam a descrever os momentos importantes da terra fundada por José da Silva Paes. Além disso, está instalado aqui um dos principais museus do país que é responsável por manter e incentivar as pesquisas na área oceanográfica, além de possuir um vasto acervo da vida marinha.

A maioria desses locais estão abertos à visitação de rio-grandinos e turistas durante o ano todo, mas também deverão marcar presença neste que é o principal evento museológico brasileiro. Ao longo das próximas semanas, você irá conhecer um pouco da história de cada uma dessas instituições.