DEFESA CIVIL DE RIO GRANDE REALIZA PODA DE FALSA-SERINGUEIRA, NA RUA CARLOS GOMES

  • A projeção é de que mais de uma tonelada e meia de galhos tenha sido retirada. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A Defesa Civil de Rio Grande realizou durante boa parte deste sábado (6) uma operação de poda de uma falsa-seringueira, localizada na Rua Carlos Gomes, na zona central. Por conta das dimensões do vegetal e para garantir a segurança da equipe, o trecho entre as ruas 24 de Maio e Visconde de Paranaguá teve de ser completamente bloqueado.

De acordo com o ordenador da Defesa Civil, Rudimar Machado, o planejamento para a realização do serviço teve início com pelo menos 90 dias de antecedência, quando foi solicitado à CEEE Equatorial o desligamento da rede para o trabalho das equipes. A projeção é de que mais de uma tonelada e meia de galhos tenha sido retirada.

"Esse planejamento foi há três meses. Nós fizemos todo o processo junto com o secretário Pedro, porque para não desbalancear a árvore ele tem que ser feito por etapas. Ela tem uma parte que está podre por conta da erva de passarinho e nós retiramos essa parte de risco e começamos a fazer toda a poda de alívio em volta", explicou Rudi.

Para otimizar o serviço, os profissionais contaram com o apoio de um caminhão dotado de cesto aéreo que permitiu o acesso ao ponto mais alto do vegetal. A técnica utilizada para a realização do serviço garantiu que nenhum galho caísse sobre as residências ou nas redes de baixa e alta tensão existentes no entorno.

"Ela é uma árvore frondosa, uma árvore com dificuldade para nós fazermos toda a parte de supressão dos galhos que estavam proeminentes em cima das residências. Essa operação saiu tão perfeita que não teve nenhum galho que caiu em cima das residências ou em cima da rede", destacou Machado.

Confira no player abaixo a entrevista completa com o ordenador da Defesa Civil de Rio Grande, Rudimar Machado.