AVIÃO DA FAB É VISTO SOBREVOANDO RG NESTE SÁBADO (6)

  • O EMB 111 conta com capacidade para cinco tripulantes, sendo o piloto, copiloto, um operador de radar e dois militares observadores. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Aviões não são comuns em Rio Grande, ainda mais depois da ligação com Porto Alegre ter sido descontinuada, em 2020. Na tarde deste sábado (6), algumas pessoas que olharam para o céu viram e ouviram uma aeronave sobrevoando o município.

A curiosidade tomou conta dessas pessoas, ainda mais pelo fato do avião ter feito pelo menos duas voltas sobre a zona central. A aeronave em questão é um Embraer EMB 111 Bandeirante pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB).

20220806_130216Conhecido como "Bandeirulha", ele é comumente utilizado para a realização de patrulhamento marítimo. A aeronave deriva da versão de transporte Bandeirante e dentre todas as modificações, uma que se destaca externamente é o enorme nariz na cor preta.

Em seu interior há um radar, capaz de detectar com precisão um objeto a cerca de 100 km de distância. O EMB 111 conta com capacidade para cinco tripulantes, sendo o piloto, copiloto, um operador de radar e dois militares observadores.

O "Bandeirulha" teve participação durante a Guerra das Malvinas, em 1982, quando duas unidades foram locadas do Brasil pela Argentina, junto a outros 11 aviões Xavante. Eles voaram por mais de 200 horas no conflito e foram devolvidos pelo governo argentino em 1983.