HU-FURG PROMOVE ATIVIDADES DE INCENTIVO AO ALEITAMENTO MATERNO

  • As ações irão ressaltar a importância do apoio ao aleitamento materno, sendo fundamental promover a amamentação do bebê até os dois anos de vida ou mais e, de forma exclusiva, até os seis meses. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), está promovendo atividades alusivas ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a amamentação. Com o tema “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”, a campanha deste ano tem o objetivo de fortalecer o aleitamento materno e dar suporte a mulheres e redes de apoio quanto a amamentação segura e seus benefícios. O HU-Furg, possui o único Banco de Leite Humano (BLH) do sul do Estado e é credenciado pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) que promove, protege e apoia a amamentação.

Durante o mês, uma série de atividades de capacitação e educativas/informativas serão promovidas para os profissionais de saúde do HU-Furg e de outras instituições, bem como para as gestantes/lactantes e comunidade em geral. As ações irão ressaltar a importância do apoio ao aleitamento materno, sendo fundamental promover a amamentação do bebê até os dois anos de vida ou mais e, de forma exclusiva, até os seis meses.

Para as mulheres, amamentar reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e de mama. Para o bebê, fortalece o sistema imunológico, reduz os riscos de obesidade, desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, além de reduzir a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.

Estoque baixo

Além de informar, a programação visa incentivar a doação de leite humano. Atualmente, o estoque do Banco de Leite do HU-Furg está muito baixo, sendo possível atender apenas 20% da demanda da UTI Neonatal. O leite materno doado ao HU-Furg é disponibilizado para os bebês prematuros, de baixo peso ou que estão em tratamentos diversos.

Por mês, são arrecadados cerca de 18 litros de leite, enquanto a demanda é de, no mínimo, 40 litros. Cabe salientar que apenas 1ml de leite materno já pode ser o suficiente para nutrir um bebê cada vez que for alimentado. O leite doado é essencial para aumentar as chances de recuperação desses bebês.

Na falta do leite humano, os bebês internados são alimentados com fórmula infantil. O que não é ideal, de acordo com o Ministério da Saúde, que preconiza que o leite materno é um alimento de extrema importância para o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças, especialmente para prematuros e bebês de baixo peso internados em Unidades Neonatais que não podem ser alimentados diretamente pela própria mãe. Esses bebês terão uma vida mais saudável, se a alimentação for exclusivamente com leite humano.

Como Doar Leite Humano

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. As doações podem ser feitas no Banco de Leite Humano do HU-Furg, diariamente (inclusive domingos e feriados), das 8h às 12h e das 12h30 às 18h, entrada pela Portaria Central, Acesso 4.

Além disso, a equipe do BLH realiza a coleta domiciliar, com a manutenção de todos os protocolos necessários para prevenir a Covid-19. As doações são realizadas mediante pré-cadastro via Teleamamentação, pelo número (53) 3233.8880 (telefone/WhatsApp)

Se você pode, doe leite materno. Um pouco do seu leite doado pode salvar uma vida.

Programação do Agosto Dourado

08/08 – Capacitação Manobra de Desengasgo de Criança

- Projeto Kids Save Lives, para profissionais do BLH, Maternidade, UTI Neonatal e Centro Obstétrico (CO).

Turma 1 – das 9h às 12h – LaHCliM –15 vagas

Turma 2 – das 14h às 17h – LaHCliM – 15 vagas

Inscrições: diretamente com a chefia da Unidade.

09/08, às 8h30min, no Refeitório Central

- Café da manhã com as Mães da Neonatal, falando sobre Amamentação.

Roda de Conversa sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Banco de Leite Humano e a Sala de Apoio à Amamentação:

11/08, às 9h – Centro Obstétrico

12/08, às 9h – Maternidade

15/08, às 19h30min – UTI Neonatal e 21h – CO

17/08, às 19h30 – Maternidade

19/08, às 9h e às 14h30 – UTI Neonatal

22/08, às 19h30 – UTI Neonatal e às 21h – CO

24/08, às 19h30 – Maternidade

25/08, às 9h – Prédio Anexo

26/08, a partir das 9h – demais unidades do HU-Furg

29/08, às 15h – CO

31/08, às 15h – Maternidade

16/08 e 30/08, das 9h às 12h

- Visitação ao Banco de Leite e à Sala de Apoio à Amamentação, para os colaboradores do HU-Furg, gestantes e doadoras do BLH.

18/08, das 14h às 17h – Estratégia de Saúde da Família João Landel (São José do Norte)

- Palestra “Fortalecer a amamentação educando e apoiando”, para profissionais de saúde.

21/08, das 15h às 19h – Partage Shopping Rio Grande – Ação Agosto Dourado

- Ação de conscientização e orientação sobre amamentação; verificação da pressão arterial e do Índice de Massa Corporal; orientação sobre alimentação para gestantes e mulheres que amamentam; oficina Manobra de Desengasgo (Projeto Kids Save Lives) e cenário para fotos.

25/08, às14h – Projeto Conta pra Gente

- O papel da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), do Banco de Leite e da Sala de Apoio à Amamentação, para colaboradores do HU-Furg, por meio da Plataforma Microsoft Teams, pelo link: https://bit.ly/31DhMyU

28/08, das 15h às 19h - Praça Rio Grande Shopping - Ação Agosto Dourado

- Ação de conscientização e orientação sobre amamentação; verificação da pressão arterial e do Índice de Massa Corporal; orientação sobre alimentação para gestantes e mulheres que amamentam; oficina Manobra de Desengasgo (Projeto Kids Save Lives); pintura do ventre em gestantes; orientações do Projeto Viver Mulher e cenário para fotos.

Assessoria de comunicação HU-Furg