COMO CHEGAMOS AOS DEZ ANOS

  • Os dez anos do site Papareia News foram completados no mês de julho. Foto: Divulgação/Papareia News

Há quem diga que dez anos passam rápido, mas há também quem acredite ser uma eternidade e para outros pode se resumir, ainda, em “ah, nem vi o tempo passar”. Para nós do site Papareia News, dez anos significam trabalho, dedicação, compromisso com a verdade e, acima de tudo, paixão por fazer sempre o melhor possível.

No mês de julho, completamos dez anos de fundação, mesmo que a atividade no jornalismo diário seja novata e com apenas dois anos e cinco meses de atuação. Começamos em julho de 2012 como um blog pensado para contar histórias de Rio Grande e dar ao município o destaque que ele merecia, a começar pelo nome que tem tudo a ver com a cidade.

Até então entusiastas da comunicação, a vontade de fazer inspirou três jovens universitários que iniciaram essa história com a cobertura de uma simulação de incêndio na Escola Bibiano de Almeida. O trio da reportagem era formado por Rodrigo de Aguiar, José Roberto Silveira e Jéssica Falcão, apoiados estruturalmente pelos irmãos Carlos e Paulo Roberto Silveira.

Dessa parceria renderam postagens importantes e divertidas, como a história de criação do Aeroclube de Rio Grande, coberturas da Festa do Mar, da Fearg/Fecis, construção dos shoppings Praça Rio Grande e Partage, Supermaratona, Caravanas do Brinquedo, eleições, entre tantos outros acontecimentos.

Dizem que recordar é viver e se nos lembramos é porque marcamos na vida das pessoas. Isso tudo não seria possível sem a participação de José Roberto Silveira, Jéssica Falcão, Carlos Silveira e Paulo Roberto Silveira. Ao longo dessa história, também contamos com as contribuições de Daniel Correa, Jean Soares e Nicole Soares, enfim, formamos a família Papareia.

O tempo passou, as coisas andaram e a vida seguiu, mas o que não morreu foi a vontade e a necessidade de continuar fazendo. Mesmo diante da impossibilidade de dedicar exclusivamente o tempo para o blog, por conta das atividades profissionais deste jornalista, o ritmo de postagens foi reduzido até entrarmos no jornalismo diário, em março de 2020.

Os últimos anos serviram para consolidar ainda mais a marca do site perante a comunidade e também para fazer com que o Papareia News passasse a fazer parte do dia a dia dos rio-grandinos. Os últimos anos também foram de muito trabalho para tornar o Papareia News referência em jornalismo na cidade do Rio Grande.

Não podemos deixar de agradecer aos parceiros e patrocinadores que fizeram parte desses dez anos, os quais ajudaram a construir esse sonho e o tornam realidade dia após dia. Que venham os próximos dez anos e que saibamos valorizar aquilo que é da terra, que empreende e evidencia o que é daqui.

Rodrigo de Aguiar