CORPUS CHRISTI VOLTA A SER CELEBRADO EM RG COM A TRADICIONAL PROCISSÃO E TAPETES SOLIDÁRIOS

  • A grande expectativa, após dois anos de espera, foi traduzida pelo número significativo de pessoas que acompanharam a missa realizada na igreja Nossa Senhora do Carmo. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Centenas de fiéis acompanharam, na tarde desta quinta-feira (16), a procissão em homenagem a Corpus Christi. A última edição, realizada a pé e com tapetes formados por cobertores, aconteceu em 2019, mas em razão da pandemia do coronavírus, o tradicional evento religioso não aconteceu em 2020 e no ano passado foi organizado na forma de carreata solidária.

A grande expectativa, após dois anos de espera, foi traduzida pelo número significativo de pessoas que acompanharam a missa realizada na igreja Nossa Senhora do Carmo. Celebrada pelo bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, ela contou com a participação de sacerdotes de todas as comunidades católicas do município. Do lado de fora, mais pessoas aguardavam a saída da caminhada de fé.

Antes do início da missa, Hoepers falou sobre a alegria em retomar uma das principais celebrações da Igreja Católica. "Retomar Corpus Christi, a festa mais tradicional da Igreja, é entender que Jesus é o pão da vida. Ele se fez pão! Isso significa exatamente o nosso doar-se ao próximo. Jesus se fez pão, porque o pão se reparte e pode alimentar a todos. Corpus Christi é saciar a nossa fome de Deus".

20220616_170812Tanto em 2019 como em 2022, os artísticos tapetes foram substituídos por cobertores que foram recolhidos pelas paróquias para doação e compuseram o caminho percorrido pela óstia consagrada da igreja Nossa Senhora do Carmo até o Colégio Marista São Francisco. Tal iniciativa inspirou os bispos do Rio Grande do Sul que decidiram que todas as datas de Corpus Christi serão voltadas à solidariedade.

"O nosso trabalho e iniciativa de cobertores em 2019 surtiu um efeito em todo o estado. Na última assembleia que tivemos no mês passado, os bispos do Rio Grande do Sul decidiram que todo o Corpus Christi será um momento de solidariedade. Claro que cada diocese vai mobilizar de acordo com a sua necessidade", explicou. Os cobertores serão doados para instituições e às famílias carentes já atendidas pelas próprias paróquias.

Confira no player abaixo a entrevista completa com o bispo Dom Ricardo Hoepers.