CONFIRA BALANÇO SOBRE A SITUAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA ZONA SUL APÓS DIA DE PASSAGEM DE CICLONE

  • Mesmo com as fortes rajadas, apenas uma árvore caiu no município e as equipes da Prefeitura trabalharam para retirá-la. Fotos: Divulgação/PMSLS/Divulgação/3º BBM

A chuva e os ventos fortes durante todo o dia deixaram as equipes de Defesa Civil dos municípios da região em estado de alerta. Mesmo com o avanço do ciclone para a região metropolitana, os servidores seguem atentos para minimizar os danos causados pelas rajadas que em Rio Grande atingiram os 97 km/h.

Além dos impactos já relatados ao longo do dia, a Prefeitura Municipal atualizou o boletim de ações e informou a contabilização de três casas destelhadas, nos bairros Central Park, Nossa Senhora de Fátima e Vila Maria dos Anjos. As famílias foram atendidas pela Defesa Civil que distribuiu lonas e todas permanecem nas residências.

Seis árvores caíram no Cassino e em um dos casos, na Rua Henrique Bule, o vegetal obstruiu a via por completo. No bairro Jardim do Sol, três árvores correm risco de queda, na Rua João Oliveira. Situação semelhante ocorre na esquina das ruas Bento Gonçalves com Ernesto Alves, no bairro Cidade Nova.

No município de São José do Norte, um morador da localidade do Retiro teve a casa destelhada e recebeu socorro com lonas. Na localidade do Cocuruto, moradores de uma residência precisaram ir para a casa de parentes por conta de um eucalipto com risco e o corte deverá ser realizado a partir do término da tempestade. Um poste de energia também caiu na BR 101.

WhatsApp Image 2022-05-17 at 22.26.24Em Jaguarão, o Corpo de Bombeiros não registrou chamados referentes ao temporal. No início da noite, integrantes da Defesa Civil e os bombeiros de plantão nesta terça-feira realizaram uma reunião para alinhar as estratégias de atendimento em caso de necessidade. Em caso de necessidade, o número 193 está à disposição.

Na cidade de Arroio Grande, a Defesa Civil informou que não foram registrados chamados no perímetro urbano e nem mesmo na zona rural. Servidores das secretarias de Obras e de Assistência Social, além dos bombeiros municipais, seguem de prontidão para qualquer tipo de chamado da comunidade.

Em Santa Vitória do Palmar, três casas foram destelhadas, na Praia do Hermenegildo, e os moradores foram amparados com a distribuição de lonas. Consumidores da praia e das localidades do interior estão sem energia. Nesse momento, a preocupação da Defesa Civil do município da fronteira é com relação a ressaca do mar.

Em São Lourenço do Sul, a situação é considerada como dentro da normalidade. Mesmo com as fortes rajadas, apenas uma árvore caiu no município e as equipes da Prefeitura trabalham para retirá-la. Em Barra do Ribeiro, há pouco vento e chuva, com o registro da queda de apenas um poste de energia elétrica.

CEEE Equatorial trabalha para restabelecer o fornecimento de energia

A passagem do ciclone também ocasionou problemas no fornecimento de energia elétrica. Prevendo a possibilidade de diversos chamados, a empresa concessionária direcionou suas equipes para o atendimento dos casos de desabastecimento e o até o momento já contabiliza 182 mil consumidores afetados.

De acordo com nota encaminhada à redação do site Papareia News, a Equatorial informou que as cidades de Rio Grande, São José do Norte, Pelotas, São Lourenço do Sul, Barra do Ribeiro, Santa Vitória do Palmar e Chuí são os municípios da região mais afetados. A lista é composta, ainda, por Porto Alegre, Eldorado do Sul, Mostardas, Tavares e Tramandaí.