DEFESAS CIVIS DA REGIÃO AINDA NÃO REGISTRAM DANOS, MAS MANTÊM ALERTA PARA TODO O DIA

  • Equipes das Defesas Civis estão de prontidão nas cidades da região. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Apesar das previsões meteorológicas indicarem um aumento dos ventos a partir desta terça-feira (17), as equipes da Defesa Civil de Rio Grande estiveram de plantão durante a noite de ontem e madrugada de hoje para minimizar qualquer tipo de impacto que as rajadas pudessem causar. Como medida preventiva, a Prefeitura Municipal realizou uma reunião do Gabinete de Crise e uma das ações foi o cancelamento das aulas da rede municipal de ensino, porém até o momento nenhum problema foi detectado.

Em Pelotas, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto comunicou a suspensão das aulas no período noturno desta terça-feira. O Trailer da Vacina, que realiza a imunização da população de forma itinerante estará hoje no Laranjal, mas encerrará às 14h as atividades do dia. Já a Defesa Civil está orientando a população para que se mantenha longe de árvores, placas, postes de energia ou outros objetos capazes de ser arremessados.

Em São José do Norte, ainda durante a noite de ontem (16), as águas da Lagoa dos Patos avançaram sobre parte da Rua Álvaro Costa, em razão da força dos ventos. A Prefeitura Municipal comunicou que o expediente de suas repartições públicas será realizado apenas durante o período da manhã e orientou que demais estabelecimentos encerrem as atividades mais cedo para evitar a circulação de pessoas nos horários mais críticos.

A cidade de Santa Vitória do Palmar também adotou uma postura preventiva e os estudantes foram dispensados. Em relação aos ventos, a Defesa Civil do município registrou rajadas entre 30 e 35 km/h, no entanto a percepção é de que a velocidade está aumentando de forma gradativa. A temperatura no município da fronteira foi de aproximadamente dez graus e as ondas na Praia do Hermenegildo atingiram mais de dois metros de altura.

Em Arroio Grande, nenhuma ocorrência foi registrada e a Defesa Civil da cidade está mantendo contato com os moradores do interior para monitorar qualquer tipo de anormalidade. A situação é semelhante em Jaguarão, onde o Corpo de Bombeiros não registrou nenhum chamado para a sala de operações. Com os avisos emitidos, os militares estão preparados para atender a comunidade.

Já em São Lourenço do Sul, a Defesa Civil informou a população sobre os riscos que os ventos fortes podem causar e na manhã de hoje deve realizar uma reunião com o prefeito Rudinei Härter para a definição das ações. A situação até o momento está tranquila, garantiu o órgão de proteção e defesa da comunidade. Em Barra do Ribeiro, os representantes da Defesa Civil participarão de uma reunião com a coordenação regional da Defesa Civil estadual.