PREFEITURA ANUNCIA QUE NÃO RENOVARÁ CONTRATO COM A NOIVA DO MAR E FUNCIONÁRIOS PROTESTAM NO CENTRO

  • Funcionários protestaram em frente ao prédio da Prefeitura Municipal e alguns veículos foram utilizados para bloquear os acessos à zona central. Foto: Divulgação/Paulo Rodrigues

Em coletiva de imprensa, realizada na manhã desta sexta-feira (13), o prefeito municipal de Rio Grande, Fábio Branco, o secretário de mobilidade, acessibilidade e segurança, Anderson Castro, e o procurador-geral do município, Ênio Fernandes Júnior, anunciaram que o contrato para a prestação do serviço de transporte coletivo não seria renovado com a empresa Noiva do Mar não seria renovado e que passaria a ser assumido na totalidade pela empresa Transpessoal.

A decisão gerou um clima de insatisfação e funcionários da empresa bloquearam os principais acessos ao centro com os coletivos que ficaram atravessados na via, como no cruzamento das ruas General Vitorino com a 24 de Maio. Em frente ao prédio da Prefeitura, as principais dúvidas eram com relação ao futuro dos funcionários, se serão absorvidos pela Transpessoal e como ficarão as verbas rescisórias dos contratos.

A decisão dos trabalhadores acabou gerando transtornos significativos na zona central que precisaram ser contornados pelos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS). Foram registrados, ainda, bloqueios no cruzamento das ruas Marechal com 24 de Maio e Luiz Lorea com General Neto, além dos entroncamentos da Silva Paes com a General Neto e na General Neto com Senador Correa.

O prefeito Fábio Branco falou sobre a decisão comunicada hoje pela manhã. “Nós tomamos essa decisão tendo em vista muitas reclamações e dificuldades operacionais. Fizemos tudo aquilo que era possível dentro desse período de um ano e quatro meses que estou à frente da gestão para que a gente conseguisse manter a normalidade. Entendo que nós temos que virar a página”, explicou Branco.

O chefe do executivo também falou sobre a intenção da administração em realizar a licitação do serviço. “Nós estamos pensando e vamos fazer uma programação de um novo processo licitatório, mas também não podemos esquecer que o usuário precisa ter qualidade e que a gente precisa melhorar o sistema para que ele possa se tornar novamente interessante e, principalmente, economicamente equilibrado”, finalizou.

O presidente do Sindicato dos Rodoviários, Fábio Machado, participou de uma audiência virtual com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde também estiveram presentes representantes da empresa Transpessoal. “Eles colocaram à disposição 102 vagas, só que nós temos 224 trabalhadores. O que a gente está fazendo hoje é uma tentativa de que esses trabalhadores sejam realocados na outra empresa”, esclareceu.

Como saldo da mobilização houve a apreensão de três ônibus que foram conduzidos ao depósito do Detran. Como medida preventiva, a empresa Transpessoal assumiu já nesta sexta-feira as linhas mais longas para diminuir os impactos causados aos passageiros.

Nenhuma TAG nesta notícia