CONHEÇA O KOALA, HELICÓPTERO UTILIZADO PELA BM NESTA SEXTA-FEIRA, EM RG

  • O facho de luz conta com uma lâmpada de 1.600 Watts e capacidade de alcance de até 1,8 km. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Entre os meios empregados pela Brigada Militar para a contenção da onda de crimes violentos que atingem a cidade do Rio Grande, no primeiro mês do ano, está o Batalhão de Aviação da Brigada Militar (BAvBM). A aeronave Agusta Westland 119, denominada Koala, foi utilizada nesta sexta-feira (21) em apoio às ações que aconteciam em terra.

O suporte aéreo atuou tanto no período da tarde como durante à noite, quando o assunto começou a permear as redes sociais. O BAvBM percorreu bairros como Santa Rosa, Castelo Branco, São Miguel, Parque Marinha, Cassino, Barra, Vila Mangueira, Santa Tereza, Getúlio Vargas, Cidade Nova e a zona central como um todo.

Entre os pontos comentados pelos rio-grandinos estava o potente facho de luz emitido pela aeronave. Tecnicamente, o equipamento é chamado de farol de busca e é acoplado na parte traseira da aeronave. Ele conta com uma lâmpada de 1.600 Watts e uma intensidade de luz que pode ser comparada a união de 40 milhões de velas.

20220113_174702O equipamento é controlado diretamente pelos pilotos de dentro da cabine e seu alcance pode chegar até 1,8 km de extensão. Nessa condição, o diâmetro do facho é de aproximadamente 70 metros de comprimento. Extremamente versátil, o farol de busca pode ser utilizado em qualquer helicóptero do Batalhão de Aviação, como o Esquilo.

De acordo com a assessoria de comunicação do BAvBM, o helicóptero visto ontem em Rio Grande pode transportar até seis pessoas, sendo dois pilotos e quatro passageiros. A velocidade máxima atingida por ele vai variar de acordo com diversos fatores, como voo com porta aberta ou fechada e também altitude, mas na média ele pode atingir entre 180 e 200 km/h.

A autonomia da aeronave também varia de acordo com a lotação, fator que determinará o peso, o que é fundamental para o cálculo da quantidade de combustível. O AW 119 voa tranquilamente por pelo menos duas horas sem reabastecimento. Fatores como pressão atmosférica, temperatura do ar e necessidade da missão são dados levados em consideração.

O Koala também é conhecido como uma aeronave multimissão, pois além de atuar em atividades de patrulhamento ele também pode realizar transporte aeromédico, de tropas especializadas e de autoridades. Recentemente, o helicóptero foi utilizado para levar as cargas de vacinas contra a Covid-19 para os municípios do estado.