PREFEITA DE PELOTAS ACOMPANHA CONSTRUÇÃO DA REDE DE ESGOTO DA RUA RUDI BONOW

  • Ao lado do vice Idemar Barz, a prefeita acompanhou a evolução da obra iniciada há duas semanas pelo Departamento de Obras do Sanep. Foto: Gustavo Vara/PMPel

A prefeita Paula Mascarenhas vistoriou, na manhã desta quinta-feira (3), a obra de instalação da rede de esgoto cloacal na Rua Rudi Bonow, no bairro Três Vendas. Mais de R$ 800 mil são investidos pelo Sanep para executar o projeto, que contempla toda a extensão da via e ampliará o sistema coletor de efluentes na zona norte da cidade. Ao lado do vice Idemar Barz e da diretora-presidente da autarquia, Michele Alsina, a prefeita acompanhou a evolução da obra iniciada há duas semanas pelo Departamento de Obras do Sanep.

Paula assinalou os reflexos positivos do serviço para a região e para o saneamento básico de Pelotas, destacando que a nova tubulação permite que outras melhorias cheguem à rua, como a pavimentação, otimizando o trabalho e evitando futuras escavações. Ela ainda pontuou a relevância da ação para ampliar o índice de tratamento de esgoto no município, uma vez que a rede estará conectada à Estação de Tratamento (ETE) Novo Mundo, em construção, na Avenida Francisco Caruccio.

“É uma obra importantíssima pela questão do esgoto, que será conduzido pelo coletor geral da avenida Fernando Osório [CG3] até a ETE, e também porque deixará a via pronta para buscarmos recursos que permitam sua pavimentação. O serviço causa alguns transtornos, mas o seu resultado deixará muitos benefícios”, frisou a prefeita, salientando o compromisso feito à comunidade local e o primeiro passo dado em direção a cumprí-lo, a partir da obra do Sanep.

Melhorias para a população

O projeto beneficia cerca de 200 residências, inicialmente, mas o número pode dobrar já que a rede coletora está dimensionada para futuras expansões. Sidomar Zarnott, residente há 50 anos na Rudi Bonow, afirma que o barulho das máquinas e a mudança na rotina da via com o avanço da obra não são motivos de incômodo, considerando a sua finalidade. “Aguardamos pela pavimentação da rua, que será muito importante para nós, então ver este trabalho é um bom sinal”, afirmou.

Assessoria de comunicação PMPel