CONHEÇA OS SIGNIFICADOS DAS BANDEIRAS NAS GUARITAS DOS GUARDA-VIDAS

  • Com bandeira amarela, a entrada na água é possível, mas é preciso ficar atento com as ondas, os buracos e a formação de correntes de retorno. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Refrescar-se com um banho de mar é uma das principais atividades do verão e nos dias quentes da última semana quem esteve na beira das praias do Cassino, Mar Grosso, Hermenegildo ou Barra do Chuí teve essa oportunidade. No entanto, o mar esconde alguns riscos e para evitar acidentes, os guarda-vidas da Operação Verão disponibilizam diariamente, junto às guaritas, bandeiras que informam os veranistas sobre as condições para um banho seguro.

As mais comuns são as que possuem as cores verde, amarela e vermelha e seus significados são semelhantes aos de um semáforo. Se a bandeira foi verde, a indicação é de mar calmo, com inexistência de buracos e poucas formações de ondas, além de com correntes fracas ou inexistentes. Nesse caso, a área de atuação dos guarda-vidas é de 300 metros, sendo 150 metros para cada lado da guarita. Esse espaço estará delimitado por bandeiras nas cores vermelho e amarelo.

20201227_165553_030Se ao chegar à praia o veranista encontrar a bandeira amarela sobre a guarita, é importante saber que o mar oferece algum tipo de risco para o banho. A entrada na água é possível, mas é preciso ficar atento com as ondas, os buracos e a formação de correntes de retorno. Diferentemente do primeiro caso, quando a área de atuação era de 300 metros, com a sinalização de bandeira amarela esse espaço é reduzido para 200 metros, sendo 100 metros para cada lado da guarita.

Agora se a bandeira for vermelha, a indicação é de que o mar está muito perigoso, apresentando grandes ondas, buracos e correnteza forte. Essa situação se caracteriza como um perigo para crianças e idosos, pois podem ser arrastados. Nesses casos, os guarda-vidas não recomendam o banho, pois as chances de uma emergência aquática são ainda maiores. A área de atuação dos profissionais também diminui de 150 metros para 100 metros, sendo 50 metros para cada lado.

A cobertura de verão do site Papareia News tem o oferecimento de Abastecedora 1200, na Rua Senador Salgado Filho, 210, e Hangar 734, na Avenida Itália, próximo à entrada do aeroporto. Postos parceiros com atendimento de excelência e combustíveis de qualidade indiscutível, além de lavagem expressa e loja de conveniência. Aproveite o cafezinho cortesia ao abastecer.