EXPOSIÇÃO TRAÇA A HISTÓRIA DO CHEVROLET OPALA, NO SHOPPING PRAÇA RIO GRANDE

  • Estão expostos exemplares dos anos de 1975, 1976, 1977, 1978, 1986, 1988, 1990 e 1992. Além do Opala, a Chevrolet também fabricou a Caravan, station wagon eleita o carro do ano de 1976. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Fabricado de 1968 a 1992, o Chevrolet Opala é atualmente a segunda paixão dos antigomobilistas, perdendo apenas para Fusca que se caracteriza como a porta de entrada para o hobby. Para celebrar a história do sedan, o shopping Praça Rio Grande realiza até o dia 23 de janeiro a 1º Expo Opalas Praça.

O evento é realizado em parceria com o Guardiões do Passado Automóvel Clube, fundado em Rio Grande, no ano de 2018. De acordo com o presidente, Rafael Sá Britto, o centro comercial é um grande parceiro do clube que já viabilizou a realização de pelo menos seis encontros no estacionamento, desde 2019.

20220110_192118Somente no mês de dezembro de 2021, segundo dados dos Departamentos de Trânsito (Detran) pelo país, mais de 1,2 mil Opalas foram vendidos e transferidos. "Tratam-se de carros que valorizaram bastante. Hoje, um deles em ótimo estado pode valer até R$ 200 mil, dependendo do modelo", explicou Britto.

Um exemplo dessa valorização são os modelos da série Collectors, as últimas cem unidades do veículo produzidas, em 1992, e que vieram com numeração de fábrica. Atualmente, Rafael tem na garagem uma Caravan 1978, mas seu grande sonho é adquirir um do modelo Super Sport (SS) ou qualquer versão fabricada entre os anos 1975 e 1979.

Ao circular pelos corredores do empreendimento é possível ter acesso a dez carros que representam diferentes anos de fabricação e a história rica desse veículo. Estão expostos exemplares dos anos de 1975, 1976, 1977, 1978, 1986, 1988, 1990 e 1992. Além do Opala, a Chevrolet também fabricou a Caravan, station wagon eleita o carro do ano de 1976.

Nesse caso, duas delas chamam a atenção na exposição: uma é a pertencente ao Museu do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) e outra é uma unidade ambulância, do ano 1988, que pertenceu a Refinaria de Petróleo Riograndense (RPR), foi doada ao Asylo e adquirida pelo médico Cezar Lima, ocasião em que passou por uma reforma de pintura.

20220110_191855Apelidada carinhosamente de "Furiosa", ela foi adquirida em Rio Grande e ostenta até hoje, na tampa traseira, a logomarca da extinta Guanabara Veículos. Diferente do que acontece nos dias atuais, quando uma van é comprada e transformada em ambulância, ela foi montada nessa configuração pela Chevrolet e conta com giroflex e site eletromecânica.

Se inevitalmente a Caravan do CRBM chama a atenção de quem passa pelo shopping, imagina para quem é apaixonado por Opala e demais veículos antigos. Desde que chegou em Rio Grande para ser exposta em frente ao posto do 2º Batalhão Rodoviário da Brigada Militar (BRBM), a viatura já recebeu uma fechadura nova e uma manutenção no giroflex.

Rafael explicou que ao sair da exposição, ela será levada para restauração dos faróis. Mas os cuidados não param por aí: ao final da Operação Golfinho, o Clube do Opala de Cachoeira do Sul, cidade onde está localizado o comando do 2º BRBM, já se comprometeu em realizar uma revitalização completa, incluindo o polimento da pintura.

"Ao olhar para essa caminhonete é impossível não lembrar de quando éramos crianças e de quando nossos pais eram abordados na estrada do Cassino. Enquanto os documentos eram vistoriados tinham casos de motoristas que não paravam e eram perseguidos. Depois de sermos liberados, encontrávamos mais a frente o carro que fugiu sendo interceptado por uma dessas", lembrou Britto.

A exposição segue até o dia 23 de janeiro, mas neste sábado parte do acervo será trocada para que outras raridades possam ser conhecidas pelos visitantes.