PELOTAS CONTA COM 20 NOVOS AGENTES DE TRÂNSITO

  • Com o ingresso dos novos servidores, Pelotas passa a contar com 114 agentes de Trânsito. Fotos: Michel Corvello/PMPel

Vinte novos agentes de trânsito receberam nesta quarta-feira (17) o certificado de conclusão do curso de formação, em um evento que contou com a presença da prefeita municipal, Paula Mascarenhas. Os servidores integram ao quadro efetivo da Secretaria de Transporte e Trânsito (STT).

O Município não cria cargos novos, somente repõe vagas em aberto, com contingente concursado e aprovado em todas as etapas de seleção. A prefeita salientou a importância e a contribuição dos agentes, não só na mobilidade urbana, mas em diferentes frentes junto à comunidade ao longo destes 20 anos.

“Estou muito feliz em poder estar aqui hoje, nesta formatura, porque os agentes de Trânsito construíram uma história que no começo também não foi fácil, mas basta ver os números. Com essa farda azul preservando vidas, no ano passado, tivemos uma redução de 50% das mortes no trânsito, e esse ano uma nova redução, resultado desta fiscalização, garantindo a segurança de motoristas e pedestres, além de toda a atuação dedicada de homens e mulheres que viram noites nas Operações Integradas, que se esforçam na organização das filas no drive-thru de vacinação, que se somam também ao Pacto Pelotas pela Paz, que deve muito aos agentes, profissionais atuantes ao lado de outras corporações e à população, esta que cada vez mais reconhece todo esse trabalho”, destacou a chefe do Executivo.

51689307900_1313a18442_oDe acordo com o titular da STT, Flávio Al-Alam, a capacitação, durante quase três meses, contou com aulas teóricas e práticas, ministradas por agentes que já contam com experiência como instrutores, e que também foram homenageados, além da parceria do Samu, da Secretaria de Educação e Desporto (Smed) e do Detran/RS. Todos os alunos obtiveram êxito, com notas que os tornaram aptos a exercer as funções.

“Hoje é dia de saudar o nosso novo grupo de agentes que estará, a partir de agora, nas ruas da cidade, com a missão de zelar pelo cumprimento das normas de convivência estabelecidas pelo Código Brasileiro de Trânsito e ajudar o cidadão que utiliza o trânsito em seus deslocamentos, seja pedestre, ciclista, condutor de transporte coletivo, de motocicletas, seja de automóveis, visando a uma mobilidade ordeira, pacífica e segura”, afirmou Al-Alam.

A turma de formandos é integrada por 15 homens e cinco mulheres. Nos últimos dias de aulas práticas, já atuaram nas ruas, acompanhando profissionais mais antigos, para adquirir experiência para as múltiplas tarefas para as quais a equipe é designada. Com o ingresso desses novos servidores, o Município passa a contar com 114 agentes de Trânsito.

Também participaram da cerimônia de formatura o vice-prefeito Idemar Barz, o secretário de Segurança Pública, José Apodi Dourado; os vereadores Paulo Coitinho (Cidadania) e Jair Bonow (PP), os comandantes do 4º BPM, Major Paulo Scherdien; e do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, o tenente-coronel Gerson Rodrigues, o coordenador regional da Defesa Civil, o tenente-coronel Márcio Facin, o coordenador geral dos agentes de Trânsito, Luiz Fernando Passos, o chefe de Gabinete da STT, agente Cristiano Vozer.

Exposição

No Centro de Eventos, durante a solenidade de formatura, também foi apresentada uma exposição alusiva aos 20 anos da Lei nº 4.680/2001, que criou, no quadro geral dos servidores públicos municipais, o cargo de Agente de Trânsito. A mostra fez uma retrospectiva histórica, com manequins vestidos com os modelos de uniformes usados pelos agentes durante esse período, além de material utilizado nas atividades do grupo.