CORSAN CONCLUI INSTALAÇÃO DE VÁLVULA AUTOMATIZADA EM PONTO DE ADUTORA DE 600 MM

  • Os funcionários realizaram a troca do equipamento durante o período da noite para evitar transtornos a um maior número de consumidores. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Em um trabalho que se estendeu pela madrugada e início da manhã desta sexta-feira, equipes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) fizeram a substituição de uma válvula da adutora de 600 milímetros, que é responsável pelo abastecimento de água da cidade. A atividade aconteceu no canteiro central da Avenida Buarque de Macedo, mas precisou ter uma das pistas interditadas para a movimentação de máquinas e caminhões.

De acordo com o engenheiro mecânico da Coordenadoria Especial de Operações, Vainer Asevedo, apesar de estar em funcionamento, o equipamento era considerado muito antigo e sujeito a apresentar defeitos a qualquer momento. Com isso, após um planejamento de quase 60 dias, a Companhia realizou o investimento para a compra de uma nova peça, por consequência mais moderna e que permitirá sua autautomatizaç

Considerada uma obra complexa dentro daquelas que a Corsan realiza no dia a dia, o primeiro passo foi fazer a exposição da rede durante a quinta-feira para que as equipes conseguissem visualizar a área de atuação. Depois disso os funcionários realizaram a troca do equipamento, trabalho que aconteceu durante o período da noite para evitar transtornos a um maior número de consumidores.

A nova válvula trará mais qualidade para as operações, uma vez que a pressão e a vazão naquele ponto poderão ser monitoradas diretamente do Centro de Controle Operacional (CCO) da Corsan, instalado na sede do bairro Hidráulica.