PORTOS RS BATE NOVO RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO EM 2021

  • Movimentação acumulada de janeiro a outubro de 2021 já ultrapassou a marca do ano de 2020 inteiro. Foto: Divulgação/Portos RS

A Superintendência dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS) divulgou os resultados do período de janeiro a outubro, na terça-feira (16), e mais uma vez com números importantes para os portos públicos do estado em termos de movimentação. O Porto do Rio Grande registrou o melhor período acumulado de janeiro a outubro da história do complexo. Enquanto isso o Porto de Pelotas aumentou em 40,97% as movimentações em relação ao mesmo período do ano passado.

Nesse período, os três portos públicos do Estado sob sua administração (Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre), somados com a movimentação privada do complexo do Superporto do Rio Grande, movimentaram 40.647.273 toneladas, um incremento de 17,39% em relação ao mesmo intervalo de tempo do ano passado e de 11,17% em relação aos dez primeiros meses de 2020.

O complexo portuário do Superporto do Rio Grande, que envolve o Porto Público, os cinco terminais particulares arrendados, os dois estaleiros e os quatro terminais de uso privado de empresas foi responsável pela maior parte deste montante: foram 38.545.987 toneladas no período até outubro, um aumento de 16,60% na comparação com os mesmo intervalo de 2020.

A movimentação do acumulado do período de janeiro a outubro deste ano se caracterizou como a melhor da história do complexo do Superporto. Neste período de dez meses a movimentação na cidade rio-grandina já ultrapassou a marca do ano de 2020 inteiro no complexo, que foi de 38.090.430 de toneladas.

Com relação às movimentações no Superporto, os destaques de maior aumento percentual de cargas ficaram por conta das cargas de madeira, que aumentaram suas movimentações em 184,58%, seguido pelo milho (64,53%), ureia (32,70%) e soja em grão (31,61%). A soja em grão foi também a responsável pelo maior volume de movimentação total no porto da região sul do estado e a maior responsável pela movimentação de exportações, totalizando 12.086.524 toneladas no período.

Movimentação de outubro no Porto de Pelotas continua com destaque para as toras de madeira e o clínquer. Movimentação aumentou 41% no ano.

O Porto de Pelotas registrou um aumento de 23,24% nas movimentações realizadas no mês de outubro em relação ao mesmo período do ano passado. As duas principais mercadorias do porto pelotense continuam sendo as toras de madeira, respondendo por 76,7% da movimentação total do porto no ano e o clínquer, que responde por 18% das cargas do porto pelotense.

Já o Porto de Porto Alegre foi o responsável pela movimentação de 633.404 de toneladas de fertilizantes em 2021, que junto a cevada, trigo, sal e outros, atingiram o montante de 908.129 toneladas no período de dez meses. Em relação ao ano passado, o total de cargas movimentadas no cais porto-alegrense registrou um aumento de 26,02%.

Segundo o diretor superintendente da Portos RS, Fernando Estima, os recordes no ano refletem uma série de fatores, entre eles a melhoria da infraestrutura, investimentos de todos os terminais, a homologação do calado com maior profundidade, a chegada de novos terminais, como o Terminal Logístico do Arroz (TLA), e eficiência de todas as transportadoras, operadores e trabalhadores portuários.

Assessoria de Comunicação Portos RS