OBRAS NA AVENIDA PRIMEIRO DE MAIO COM RAUL BARLEM DEVEM INICIAR EM OUTUBRO

  • A ordem de início das obras foi assinada no dia 31 de agosto e a empresa contratada tem o prazo de 30 dias para se instalar no local onde irá trabalhar, por isso a projeção da Companhia de que as atividades tenham início no dia 05 de outubro. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Está previsto para o dia 5 de outubro o início das obras de reconstrução do poço de chegada da estação elevatória de esgoto, existente na esquina da Avenida Primeiro de Maio com a Rua Raul Barlem. Em janeiro deste ano, equipes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) fizeram a retirada da estrutura antiga, que acabou trabalhando com o solo, e desviaram a rede para evitar vazamentos.

 

A obra é considerada complexa por conta da profundidade e pelo fato de passar pelo local uma galeria do esgotamento pluvial da Prefeitura Municipal. Diferentemente da rede de água, a de esgoto tem a particularidade de estar a pelo menos cinco metros de profundidade, o que demanda a mobilização de equipes e maquinário especial, além da abertura de uma grande área para que os funcionários possam atuar.

 

20210918_114910De acordo com o gestor da Unidade Especial de Saneamento da Corsan, Mário Marin, o trâmite burocrático da obra e a demora na entrega de materiais por conta da pandemia estão causando esse atraso no recomeço das atividades. “São materiais especiais adquiridos para obras. Neste caso, o contrato é de mão de obra e material por conta da contratada”, explicou ele em contato com a reportagem do site Papareia News.

 

“Existem bloqueadores de fluxo de carga de 1.000 milímetros que são importados e esses a empresa ainda não recebeu”, completou Marin. Ainda conforme o gestor, a ordem de início das obras foi assinada no dia 31 de agosto e a empresa contratada tem o prazo de 30 dias para se instalar no local onde irá trabalhar, por isso a projeção da Companhia de que as atividades tenham início no dia 05 de outubro.

 

Enquanto isso não acontece, os motoristas que utilizaram a via para seus deslocamentos enfrentam dificuldades por conta dos buracos deixados pelas últimas chuvas na pavimentação provisória, formada basicamente por uma mistura de saibro e pó de brita. Para evitar alguns desses buracos, muitos motoristas invadem a pista contrária e no período da noite a pouca iluminação contribui ainda mais para que os condutores não os observem.