SOCORRISTAS DO SAMU SÃO HOMENAGEADOS POR ALUNOS DA ESCOLA CESAM

  • Ao todo, foram produzidas 70 peças, as quais foram entregues nesta sexta-feira, em uma visita realizada na base do serviço, onde os estudantes conheceram a estrutura e as ambulâncias utilizadas nos atendimentos. Fotos: Divulgação/SAMU e Escola Cesam

Durante o período da pandemia do coronavírus, profissionais de atividades consideradas essenciais não puderam fazer o chamado isolamento social e permaneceram atuando no que costumamos chamar de linha de frente. Pensando nisso, o tema central da Multifeira 2021 da escola Cesam foi o de homenagear esses trabalhadores.

Coube aos estudantes do segundo ano do Ensino Médio reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelos socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Os 32 alunos desenvolveram o projeto SAMU: Filtrando a esperança que contou com a produção de filtros dos sonhos, a partir de aulas de artesanato.

A iniciativa é interdisciplinar e reuniu as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Artes. “O projeto foi passado aos alunos, os quais toparam de imediato, pois acreditaram na proposta levada pelos professores. Nosso objetivo principal foi justamente o de prestar uma homenagem a esses profissionais”, explicou o professor Leonardo Messias.

Este ano, a Multifeira chega em sua 17ª edição e se caracteriza como uma mostra dos trabalhos produzidos por todos os alunos da instituição, passando pelo Maternal, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio. Em razão da pandemia, ela será realizada pelo segundo ano consecutivo no formato digital, por meio de um live na página oficial da escola nas redes sociais.

WhatsApp Image 2021-10-16 at 20.59.58O primeiro passo para a produção dos filtros dos sonhos foi a realização de uma aula com a artesã Letícia Aikin. Depois disso, com a confecção das peças acontecendo, os alunos participaram de uma palestra com a coordenadora do SAMU Rio Grande, Fernanda Freire, que explicou as atividades realizadas pelo serviço de urgência e emergência.

Ao todo, foram produzidas 70 peças, as quais foram entregues nesta sexta-feira, em uma visita realizada na base do serviço, onde os estudantes conheceram a estrutura e as ambulâncias utilizadas nos atendimentos. Como os alunos e professores estiveram em um dos plantões, os filtros foram entregues pessoalmente aos socorristas e os demais serão entregues pelos próprios colegas.

“Entregamos dois filtros dos sonhos para cada funcionário da instituição. Claro que fomos em apenas um plantão, então pedimos para que fosse repassado aos demais funcionários”, completou Messias. Além de Leonardo, participaram da visita os professores Kelly de Oliveira e Lígia Antunes e os alunos Lívia Pinheiro e Nikolas Rocha.

“A sensação em desenvolver esse projeto foi muito boa, pois não imaginávamos que com pequenos gestos poderíamos alegrar alguém que faz tanto por nós quando mais necessitamos”, finalizou Leonardo. Outras profissões também serão homenageadas pelos alunos das demais séries, cada um com uma forma diferente de presentear os trabalhadores.

Para a coordenadora do SAMU, Fernanda Freire, “o carinho e o reconhecimento que os alunos do Cesam, juntamente com seus professores, tiveram conosco serviu como incentivo e motivação para que continuemos desempenhando o nosso trabalho com dedicação e responsabilidade. Recebemos os filtros dos sonhos com muito carinho e gratidão por este gesto tão nobre e generoso”.