ENTENDA OS PERIGOS DA INALAÇÃO DO CLORO EM GÁS E O MOTIVO DO ISOLAMENTO DA BR 392

  • A operação é considerada complexa e envolve uma série de órgãos de segurança e proteção, entre eles o Corpo de Bombeiros, Fepam, Ibama, Defesa Civil, PRF, entre outros. Foto: Divulgação/Redes sociais

Às 15h22 desta sexta-feira, o tráfego de veículos nos dois sentidos da BR 392 foi completamente bloqueado. Para quem segue de Rio Grande em direção a Pelotas, a interrupção acontece a partir do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e para quem se dirige no sentido oposto o bloqueio acontece na ponte sobre o canal São Gonçalo.

A medida se dá em razão da operação de retirada do caminhão carregado com 18 toneladas de cloro em gás que tombou na tarde de ontem, na altura do km 54. A operação é considerada complexa e envolve uma série de órgãos de segurança e proteção, entre eles o Corpo de Bombeiros, Fepam, Ibama, Defesa Civl, PRF, entre outros.

No momento do início da atividade, somente os profissionais autorizados e que estiverem vestindo equipamentos de proteção adequados permanecerão no local e os demais ficarão afastados a uma distância de pelo menos dois quilômetros. Toda essa preocupação serve para evitar qualquer tipo de inalação do gás em caso de rompimento do tanque.

O cloro é considerado pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) como um pesticida, pois seu único objetivo é eliminar organismos vivos, como vírus e bactérias. De acordo com o site Positiva.eco, o gás liberado pelo hipoclorito de sódio é tóxico e provoca diferentes reações no corpo, caso venha a ser inalado.

Entre os sintomas estão irritação nos olhos, nariz e boca, além de dores de cabeça. Em se tratando de vias aéreas, a inalação do cloro pode gerar problemas ainda mais severos, como a irritação do pulmão e dos brônquios. Isso pode resultar em casos de bronquite, pneumonias químicas e até mesmo asfixia.

A Ecosul, concessionária que administra a rodovia, estará com equipes de inspeção de tráfego orientando os motoristas sobre os bloqueios e também instruiu os atendentes das cabines nas cinco praças de pedágio a informar quem estiver viajando em direção a Rio Grande da impossibilidade dentro desse intervalo de horário.