PRF E ECOSUL REALIZAM DESVIO PROVISÓRIO PARA QUE O TRÁFEGO NA BR 392 POSSA VOLTAR A FLUIR

  • Não foram informadas ainda a quantidade do produto e também o que teria dado causa ao tombamento. Foto: Divulgação/PRF

Após o Corpo de Bombeiros confirmar que não há vazamento do produto contido no caminhão que tombou na BR 392, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Ecosul trabalham na liberação da pista do sentido Pelotas - Rio Grande que funcionará como mão dupla no trecho entre os kms 56 e 52.

Segundo a PRF, que se desloca no sentido Rio Grande - Pelotas será direcionado para o desvio provisório a partir do pedágio do Capão Seco. A pista onde aconteceu o acidente seguirá completamente bloqueada até a retirada do veículo de carga, o que segundo as estimativas da PRF deve acontecer até amanhã.

Equipes de inspeção de tráfego da Ecosul estarão orientando os motoristas nos dois pontos onde começa e termina o desvio provisório. Mesmo assim é importante que os condutores tenham atenção, pois neste local haverá o estreitamento da pista, devendo os veículos seguir como se o trecho fosse de pista simples.

Durante o atendimento da ocorrência houve a formação de congestionamento em ambos os lados da rodovia, sendo que no sentido Rio Grande - Pelotas, onde aconteceu o acidente, a extensão foi de oito quilômetros. Já no sentido oposto, a fila de veículos aguardando liberação chegou a ser de cinco quilômetros.

O motorista do caminhão, de nacionalidade uruguaia, contou aos policiais que saiu do Chuy hoje pela manhã e tinha como destino a cidade catarinense de Araranguá. O veículo, emplacado no país vizinho, estava carregado com 18 toneladas de cloro em gás e condutor apenas informou que perdeu o controle, sem dar um motivo mais claro.

Por se tratar de transporte internacional, agentes do Ibama foram acionados para a adoção de providências para a remoção da carga. A empresa responsável pelo caminhão deverá apresentar um plano de ação ao órgão federal de proteção ambiental para que o veículo seja retirado.