NOVO CAMINHÃO DA LIMPEZA URBANA ENTRA EM OPERAÇÃO NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, EM RG

  • O “Vassourão” tem capacidade de recolher até 6 m3 de sujeira. Foto: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

A partir da próxima quarta-feira (13), a empresa rio-grandina Phenix Soluções em Mão de Obra Qualificada colocará em funcionamento nas ruas de Rio Grande um equipamento pioneiro na região sul do país. Com 13 anos de existência e atuando no setor de limpeza urbana do município há pelo menos um ano, o “Vassourão” passará a ser utilizado para agilizar os serviços de varrição.

O caminhão conta com um sistema inovador que permite varrer, lavar e sugar qualquer tipo de sujeira em poucos minutos. Nesse sentido, para evitar que a poeira do meio-fio se espalhe, o veículo possui em cada uma das laterais, onde estão as vassouras, bicos espargidores de água que molham a areia deixando-a mais pesada.

20211011_182225De acordo com o supervisor de compras da empresa, Rodrigo Fagundes, o investimento é de aproximadamente R$ 600 mil e os funcionários que irão operá-lo tiveram de realizar um curso de capacitação junto à empresa que produz os veículos, no estado do Espírito Santo. O “Vassourão” tem capacidade de recolher até 6 m3 de sujeira.

As vassouras giratórias podem funcionar com velocidades variáveis e a sucção é realizada a uma velocidade de 340 km/h. A máquina também conta com um mangote de sucção superior que pode ser utilizado para limpezas de bocas de lobo e outros locais considerados de difícil acesso.

No total, dois funcionários irão trabalhar no caminhão e todos os comandos são dados pelo motorista, através de uma central existente na cabine. A previsão da empresa é de que o veículo seja empregado no período da noite e da madrugada, quando há poucos ou até mesmo nenhum carro estacionado, facilitando o trabalho de limpeza do meio fio.