FÉ E DEVOÇÃO MARCAM A 47ª ROMARIA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

  • Nem mesmo a chuva fina e o vento forte foram capazes de afastar os fiéis que homenagearam Nossa Senhora de Fátima ao som das buzinas dos veículos. Fotos: Rodrigo de Aguiar/Papareia News

Centenas de pessoas participaram, na manhã deste domingo, da47ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Fátima. Assim como no ano passado, as tradicionais missa e procissão a pé foram substituídas por uma celebração no formato drive-in e por uma carreata que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade.

No pátio do Shopping Praça Rio Grande, 800 veículos de Rio Grande e demais cidades que compõem a área de atuação da Diocese do Rio Grande ocuparam as vagas destinadas à missa. Nem mesmo a chuva fina e o vento forte foram capazes de afastar os fiéis que homenagearam Nossa Senhora de Fátima ao som das buzinas dos veículos.

20211010_122237Para que a visibilidade fosse possível para todos que estavam no estacionamento, o altar foi montado nas antigas arquibancadas do Jockey Club, espaço que hoje pertence à Escola de Belas Artes. Além do sistema de som do próprio evento, a celebração pode ser ouvida pela rádio Cultura Riograndina AM 740, que transmitiu o ato ao vivo.

Ao final da missa teve início a carreata de retorno ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima. Colocada em cima de um veículo, a imagem foi escoltada por agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS) e por uma viatura do Corpo de Bombeiros, além de ciclistas e motociclistas.

A carreata percorreu a Rua Jockey Club, Avenida Henrique Pancada, Avenida Portugal, Rua Aquidaban, Rua Marechal Floriano, Rua General Neto e Rua Doutor Nascimento. Na lateral do Santuário, as duas mãos da Rua Doutor Nascimento foram utilizadas para que os motoristas recebessem a bênção para si e seus veículos.

20211010_125037O bispo da Diocese do Rio Grande, Dom Ricardo Hoepers, falou sobre a importância da celebração da data. “Essa é uma tradição muito antiga na igreja e entre os portugueses, o carinho para Nossa Senhora de Fátima faz parte da história. É um momento muito emocionante e muito abençoado”, disse ele.

Sobre a missa no formato drive-in, Hoepers mencionou a presença de fiéis de outras cidades da região. “A nossa festa está tomando cada vez mais proporções maiores e vemos que as pessoas estão se mobilizando para vir. Essa maneira pelo drive-in foi a nossa solução diante da pandemia, mas esperamos que no ano que vem possamos fazer a Romaria em forma a pé e voltar à normalidade que o que tudo mais nós sonhamos”, concluiu o bispo.